A MainGUILTY, uma marca de design de mobiliário, de Paços de Ferreira, venceu o prémio Speed Up, no âmbito do projeto Desafios 5.0, promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Criada em 2020, em plena pandemia, a MainGUILTY surgiu com o intuito de fazer surgir “uma nova era do design”, baseada nos cinco sentidos. “As coleções da marca são baseadas na narrativa das experiências pessoais”, sendo que objetiva proporcionar “um desejo, exclusividade e prazer em todas as peças”, refere na sua página a marca de Paços de Ferreira, incubada na Moveltex, o Centro de Competências e de Incubação de Empresas.

O projeto da AEP é cofinanciado pelo Compete 2020 e representou “um investimento total de 720 mil euros”, refere nota de imprensa da Moveltex. Participaram na iniciativa “mais de 200 projetos e acima de 900 intervenientes. Foram mais de 460 horas de capacitação, 720 horas de mentoria e 500 horas de consultoria de consolidação do plano de negócios, este último apenas para os 25 finalistas”.

A “Anthea Console”, esculpida em desperdícios de cortiça, um dos best-sellers da marca, foi a peça que a MainGUILTY levou a concurso.

“Anthea Console”. Foto MainGUILTY (direitos reservados)

Citados na nota de impresa, os empreendedores da MainGUILTY sublinham que, este prémio é “a cereja ou, neste caso, a malagueta no topo do bolo, depois de uma longa jornada de muita aprendizagem”, considerando “muito gratificante ver o trabalho ser reconhecido”, porque “vai ajudar a continuar a apostar na internacionalização, tendo a MainGUILTY já presença marcada, em setembro, na feira Index Hotel Show Riyadh, na Arábia Saudita”.
O prémio no valor de 5000 euros foi entregue durante a cerimónia de encerramento do projeto Desafios 5.0, que decorreu em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Segundo a AEP, este projeto visa promover o espírito empresarial do norte e centro do país, através de ações integradas “que informam e capacitam jovens empreendedores e empresários, orientando-os num quadro de inovação do ecossistema empreendedor e de resposta a desafios económicos e societais”.

Assume-se, assim, como “relevante na promoção do espírito empresarial”, propondo-se criar condições que facilitam a materialização das ideias de negócio, ao mesmo tempo que minimizam as dificuldades.