Foto: DR

O Conselho de Administração da CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, crl, como medida preventiva suspendeu as actividades lectivas dos seus estabelecimentos de ensino superior devido ao Covid-19.

Em comunicado, a instituição de ensino superior apontou várias razões para avançar com esta decisão, entre estas, o facto de ser na região norte do país que há maior incidência de casos diagnosticados.

“A zona norte do nosso país, onde se localizam os estabelecimentos de ensino da Cespu, nomeadamente o Instituto Universitário de Ciências da Saúde e o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, que integra a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, é a região com maior incidência de casos diagnosticados, em particular o Vale do Sousa, eixo nacional mais atingido”, referiu a instituição.

Na origem da suspensão, a instituição de ensino superior esclareceu, também, os estabelecimentos de ensino da Cespu ministram exclusivamente cursos superiores de saúde, implicando “aulas práticas e estágios em hospitais, centros de saúde e outras unidades clínicas, onde existe elevada probabilidade de se concentrarem as suspeitas e eventuais confirmações de infecção por Covid-19”, lê-se no comunicado que justificou, ainda, que a Cespu é uma instituição com elevado número de alunos provenientes do estrangeiro, em particular de países da Europa com crescente número de infectados.

Na declaração, o Conselho de Administração da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, crl recordou, também, que uma grande parte das aulas, “em especial as relacionadas com treino de gestos e aquisição de competências práticas proporcionam o contacto físico entre estudantes e entre estudantes e professores e muitos docentes trabalham em instituições de saúde onde a probabilidade de contraírem a doença, podendo ser transmissores durante o tempo de incubação”.

“Paragem lectiva manter-se-á até à sexta-feira dia 20 de Março, dia em que sairá um comunicado indicando a data do reinício das aulas, e/ou outras medidas consideradas oportunas”

Face às razões enunciadas, o Conselho de Administração da Cespu entendeu suspender as actividades lectivas nos seus estabelecimentos de ensino superior e locais de estágio, com encerramento físico da maioria das instalações próprias, garantindo-se exclusivamente os designados serviços mínimos.

“Nestes serão cumpridas as orientações emanadas da Direcção Geral de Saúde. Esta paragem lectiva manter-se-á até à sexta-feira dia 20 de Março, dia em que sairá um comunicado indicando a data do reinício das aulas, e/ou outras medidas consideradas oportunas”, avançou o Conselho de Administração que advertiu, também, que até à data, não existiu qualquer caso diagnosticado na instituição.

“Entendemos, pelos motivos apresentados, que esta é a decisão que melhor protege todos os nossos alunos, docentes, funcionários, suas famílias e a população em geral”, manifestou o mesmo Conselho de Administração.