Foto: Verdadeiro Olhar

Na sequência dos últimos desenvolvimentos do Covid-19 e das medidas decretadas pela Direcção-Geral de Saúde, a Câmara de Lousada decidiu decretar medidas excepcionais, de ordem preventiva, e decidiu avançar com o encerramento de todos os edifícios municipais de acesso ao público, excepto os Paços do Concelho e Serviços Técnicos como forma de evitar a transmissão da doença na comunidade.

Refira-se que a autarquia lousadense já tinha anunciado o encerramento dos “estabelecimentos escolares (públicos e privados) ” e da “suspensão de actividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas”, decretado pela Direcção-Geral de Saúde.

Em nota, assinada pelo presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, que se encontra publicada na página do Facebook da autarquia, o autarca anunciou que o município  adverte, também, para o facto dos serviços que permanecerão abertos deverem ser procurados pelos munícipes apenas para situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (255 820 500) ou email (geral@nullcm-lousada.pt).

Ficam para já cancelados a feira municipal do dia 9 de Março de 2020, todos os eventos que congreguem um elevado número de pessoas, nomeadamente, o Festival das Camélias, os  Movimentos Seniores, o  Mega Encontro Desportivo, assim como a Liga Boccia Sénior e eventuais participações em competições nacionais.

Ficam, igualmente, canceladas preventivamente por indicação do município, o Programa Municipal de Caminhadas, o apoio ao Circuito Lousada a Correr, o Free Running e “Correr com Sara Catarina Ribeiro”,  o Diabetes em Movimento, a actividade Ciência no Parque e o Plantar Lousada.

No comunicado, o chefe do executivo advertiu, também, para a necessidade dos munícipes seguirem as recomendações da Direcção-Geral de Saúde, ter cuidados de higiene de mãos frequentes, lavando-as com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos, ou com solução anti-séptica de base alcoólica, deverão cumprir com a etiqueta respiratória que consiste em tapar a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, com o cotovelo, ou lenço/guardanapo de papel (uso único) o qual deverá ser deitado ao lixo de imediato e  evitar cumprimentar, beijar e abraçar outras pessoas.

Recomenda-se, também, evitar estar a menos de um metro de distância de qualquer outra pessoa e caso surjam sintomas, febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor no peito, dores articulares ou diarreia contactar a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Pede-se, também, para evitar as deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas.

“O município de Lousada continuará em permanente contacto e estreita colaboração com as autoridades competentes, nomeadamente ACeS, Direcção-Geral de Saúde e Ministério da Educação, e veiculará eventuais alterações/revisões ou medidas complementares que venham a ser adoptadas em função da evolução da situação.Neste momento difícil, apelamos para que todos os Munícipes adoptem um comportamento sereno e responsável. Com a colaboração de todos vamos conseguir que a normalidade volte a imperar”, avançou o autarca.