Chama-se ‘Antarte Museum’ e abriu portas pelas mãos do presidente da República de Timor Leste e prémio Nóbel da Paz, José Ramos Horta, e, ainda, do Prémio Pritzker, o arquiteto Siza Vieira, entre outras personalidades. A construção deste espaço, inserido no Antarte Center que tem quatro edifícios que ocupam mais de 19 mil metros quadrados num investimento de seis milhões de euros, nasceu do sonho de Mário Rocha, o CEO e fundador da empresa de Rebordosa, em Paredes.

Celebrados os 25 anos, a Antarte mantém-se assim “empenhada no trilho do desenvolvimento e inovação – sem descurar as responsabilidades social e ambiental -, agora materializada no Antarte Center”, explica a empresa, em comunicado.

O museu, que canalizou uma verba de 1,4 milhões de euros, pretende “honrar a história da marcenaria” e é um espaço “único na Europa”, considera Mário Rocha que não tem dúvidas em afirmar que a marcenaria é a filigrana da carpintaria e, por isso, ali dá-se “um encontro com a história” de trabalhar a madeira à mão, culminando “com a fundação da Antarte em 1998”, num “tributo a um ofício milenar que estava muito pouco documentado. “

Mário Rocha não deixa ainda de destacar a sua “importância económica para a região”, em particular para Rebordosa e para o concelho de Paredes”. 

Refira-se que, há mais uma década, o fundador e CEO da empresa, começou a colecionar peças distintas como ferramentas e máquinas usadas na marcenaria, algumas raras e com antiguidade notável, como exemplares máquinas dos séculos XVIII e XIX. E foi o ponto de partida para um projeto que se começou a desenhar nos últimos três anos, através de uma equipa liderada por Joel Lopes, no âmbito da pesquisa e investigação sobre a marcenaria.

Mário Rocha reitera que o Antarte Museum é uma ‘peça’ “singular na Europa”, reunindo mais de 1000 ferramentas e máquinas que ilustram a evolução do ofício e, também da história do mobiliário português, da qual a unidade de Rebordosa faz parte.

O museu oferece ainda uma experiência imersiva singular onde podem ser observados todos os momentos e projetos da unidade. Aberto ao público, com entrada livre, de terça-feira a domingo, promove visitas guiadas mediante agendamento.

Refira-se que, a Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte”. A partir dessa altura, a marca dedicou-se ao mobiliário de design.

A empresa de Rebordosa tem um vasto portfólio, onde se incluem peças de mobiliário personalizadas para o Papa Bento XVI, o presidente da República, Cavaco Silva, o treinador José Mourinho e, até, o ex-selecionador nacional, Fernando Santos, entre muitos outros.

A Antarte, 100 % nacional, tem uma rede de 14 lojas em Portugal e exporta os seus produtos para vários mercados em quatro dos seis continentes.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here