O presidente da Câmara Municipal de Valongo anunciou esta sexta-feira, aquando da inauguração do posto do Centro Veterinário em Ermesinde, que o objectivo nesta área passa pela promoção da adopção dos animais e estabelecer a política de abate zero.

José Manuel Ribeiro, ao VERDADEIRO OLHAR, explicou que o Veterinário Municipal e a autarquia estão, neste momento, a encetar contactos com possíveis de parceiros em concelhos vizinhos, como associações zoófilas, no sentido de encaminhar para estas entidades animais abandonados que não tenham espaço no Centro Veterinário e que possam aí depois ser adoptados. Queremos “eutanasiar zero”, disse José Manuel Ribeiro, salientando que “ninguém concorda com o abate”. Por isso, acrescentou o autarca, o objectivo da Câmara Municipal é promover cada vez mais a adopção e chegar ao ponto do “abate zero”.

Fernando Rodrigues, veterinário municipal de Valongo e provisoriamente na Maia, explica que a eutanásia, no concelho, desceu muito, havendo sucesso nas campanhas de adopção promovidas, especialmente dos cães mais novos. Com o compromisso assumido esta sexta-feira, bem como a direcção que está a ser seguida na Assembleia da República que promete nova legislação que garante ser “proibido o abate ou occisão [assassínio] de animais por motivos de sobrepopulação, de sobrelotação, de incapacidade económica ou outra que impeça a normal detenção pelo seu detentor, em Centros de Recolha Oficial de Animais, excepto por motivos que se prendam com o seu estado de saúde ou comportamento”, a perspectiva de abate zero deverá ser, em breve, realidade.

De referir que o Centro Veterinário de Valongo tem capacidade para acolher 25 cães e 15 gatos, tendo neste momento a seu cuidado 20 cães e quatro gatos. Na abertura do posto de Ermesinde houve ocasião para promover mais uma campanha de adopção, que acabou com um final feliz para o cão Negrito e para a gata Kitty.

O Posto de Ermesinde do Centro Veterinário Municipal  funcionará nas manhãs de terças e quintas-feiras entre as 10h00 e as 12h00, na passagem inferior da estação CP de Ermesinde, com acesso pela Rua Rodrigues de Freitas. O posto disponibilizará, além da adopção, todas as outras valências do Centro Veterinário, como a vacinação e identificação electrónica de animais, a emissão dos vouchers da esterilização e a recolha de animais comprovadamente doentes quando seja necessário terminar com o seu sofrimento.