“Os Bombeiros de Lordelo estão preparados e têm capacidade. São um exemplo a nível distrital”. A frase foi proferida pelo comandante da corporação, Pedro Alves, esta tarde, nas cerimónias que assinalaram os 46 anos dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.

Durante a sessão, onde seis bombeiros foram promovidos e outros quatro medalhados pelos serviços prestados, ficou ainda o anúncio de que as obras de remodelação do quartel arrancam em breve.

Da Fundação A LORD chegou, mais uma vez, um presente. A instituição vai comparticipar a aquisição de um novo autotanque com 20 mil euros. Também o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, adiantou que, apesar das dificuldades, a junta vai reforçar o subsídio atribuído à corporação.

 

Obras do quartel arrancam em breve

No comando há oito anos, três dos quais como comandante, Pedro Alves diz que os seus objectivos passam por continuar a “melhorar e a crescer” o corpo de bombeiros que lidera. Isso passará por mais formação e melhores condições de operacionalidade. Segundo o comandante, há uma boa ligação entre a direcção e o comando e os objectivos são comuns.

“Os Bombeiros de Lordelo estão preparados e têm capacidade. São um exemplo a nível distrital. Somos voluntários e profissionais”, garantiu.

Por outro lado, o novo presidente da direcção, Miguel Ferreira, aproveitou o momento para pedir ajuda à Câmara Municipal “para colmatar as dificuldades encontradas” quando tomou posse. “Esperamos, brevemente, avançar com a ampliação do quartel para servir a comunidade com mais qualidade”, avançou o dirigente.

 

Câmara entrega primeira parte dos subsídios às corporações na próxima semana

Na resposta, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, garantiu que o sentimento é de dever cumprido e que a autarquia tem ido além das suas responsabilidades nos apoios aos bombeiros do concelho. “Através do contrato de financiamento rubricado recentemente a Câmara vai apoiar as obras de ampliação do quartel até uma verba de 227 mil euros”, afirmou Celso Ferreira, referindo ainda que o pagamento será efectuado à medida que avançam para não ser posta em causa a sustentabilidade da corporação.

“Na próxima semana, todas as corporações do concelho vão receber metade do subsídio, cerca de 31,750 euros. A segunda parte chegará em Agosto”, adiantou o autarca, lembrando ainda que os soldados da paz do concelho estão salvaguardados com um seguro de vida de 175 mil euros que será um apoio à família no caso de alguma fatalidade.

Durante as cerimónias que assinalaram o 46.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, foram promovidos seis elementos à categoria de bombeiros de 3.ª. Um bombeiro recebeu a medalha de cinco anos de serviços prestados da Liga dos Bombeiros Portugueses. Foram ainda entregues mais três medalhas, uma de dez anos e duas de 15 anos.