A Câmara de Lousada foi mais uma vez premiada internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em termos ambientais.

Segundo a autarquia, o vereador do Ambiente e Natureza, Manuel Nunes, recebeu hoje, no Edifício UNESCO, em Paris, a distinção “International Idealkent Special Award”.

O prémio visa “apoiar projectos de planeamento multidimensional que integram a protecção ambiental com as dimensões social e urbana, designadamente no âmbito da arquitectura, urbanismo, mobilidade e participação pública”, explica o município.

É atribuído anualmente pelo Instituto de Estudos Urbanos, sediado em Ankara, na Turquia, em colaboração com a COJEP Internacional, membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas com assento nas discussões participativas da UNESCO e da Conferência das Organizações Internacionais Não Governamentais, do conselho da Europa.

Ainda segundo a autarquia, a cerimónia de entrega de prémios contou com a participação “de altos mandatários das entidades envolvidas”.

“Esta distinção é uma vez mais dirigida para o trabalho que estamos a fazer ao nível ambiental no concelho de Lousada e com repercussões na região e no país. Uma vez mais, obrigado a todos os lousadenses que se têm empenhado e apoiado este caminho. Iniciamos o Ano Municipal para a Acção Climática com a melhor notícia possível”, escreveu Pedro Machado, autarca lousadense, nas redes sociais.

Recorde-se que este é o segundo prémio internacional conquistado pela Câmara de Lousada. Em Novembro, a autarquia trouxe para Portugal um prémio ambiental europeu na área da sustentabilidade, o prémio Acção Transformativa do Ano 2019, pela estratégia ambiental assumida pelo município em 2017, baseada na investigação, educação ambiental, voluntariado, entre outros.