A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugura, amanhã à tarde, o novo Hospital de Dia do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, “para dar resposta à crescente necessidade dos utentes, o Hospital de Dia sofreu uma reorganização estrutural e organizacional, tendo sido realizada uma obra de raiz que deu origem ao novo Hospital de Dia Polivalente”.

O novo espaço permite centralizar procedimentos e rentabilizar a utilização de recursos e possibilita ainda libertar espaços anteriormente utilizados, nomeadamente na área da consulta externa.

“Todas as especialidades efectuam actos em Hospital de Dia e, até à criação deste novo espaço, as sessões eram realizadas em áreas dispersas pelo Hospital Padre Américo. O novo Hospital de Dia Polivalente tem capacidade para a realização de diversos procedimentos, tais como a administração e monitorização de ferro endovenoso, imunoglobulina humano, agentes biológicos, citostáticos, realização de punções lombares, paracenteses, toracocenteses, realização de cardioversão sincronizada programada, infiltrações articulares, provas de supressão e estimulação no âmbito da imunoalergologia e endocrinologia, entre outros”, refere o CHTS em nota de imprensa.

A mesma fonte avança que, em 2019, entre Janeiro e Outubro, foram realizadas 22.097 sessões de Hospital de Dia no Hospital Padre Américo, uma média de 60,5 sessões por dia.