A autarquia de Lousada assume, este ano letivo, a gestão de todos os refeitórios escolares, uma medida que surge no âmbito da transferência de competências na área da educação, que passaram do Estado para as Câmaras Municipais.

Para além das cantinas dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo, também as rereições nas básicas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias passam para a alçada do município.

Entretanto, a gestão direta destes espaços também vai ser alargada à Escola Básica e Secundária Lousada Norte, em Lustosa, destaca a autarquia, em nota de imprensa.

Nas restantes escolas, mantém-se o fornecimento das refeições através da contratação de empresas especializadas, sob supervisão da autarquia, um trabalho realizado em articulação com cada escola. Já as ementas vão ser elaboradas com a colaboração de uma nutricionista, estando disponíveis para consulta na plataforma SIGA, onde é possível obter o valor nutricional de cada prato e respetiva ficha técnica, modo de preparação e confeção.

Segundo a nota, as ementas vão ser “variadas com peixe e carne, legumes, vegetais e fruta” e, a cada 15 dias são servidas refeições vegetarianas, o que vai permitir “a introdução de novos alimentos” para uma dieta mais saudável. Os mais novos podem ainda optar pela ementa regular ou vegetariana, mediante indicação prévia.

A edilidade continua ainda a oferecer o lanche, distribuído de manhã ou à tarde, ao qual se junta o leite escolar para os alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo.

Já as crianças que frequentam o prolongamento têm ainda um lanche extra, sendo que, duas vezes por semana, é distribuída, gratuitamente, uma peça de fruta da época aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.