Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A partir de sábado, 15 de Outubro, as visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) – Hospital Padre Américo (Penafiel) e Hospital de São Gonçalo (Amarante) – regressam à “normalidade”, sendo retomado o regulamento de visitas que estava em vigor no período pré-pandemia, informa nota de imprensa.

O CHTS recorda que “devido às restrições decorrentes da Covid-19, a visita aos doentes internados estava condicionada desde Março de 2020”, sendo que agora regressam os moldes anteriores “com o objectivo de regressar à normalidade e garantir a humanização dos cuidados de saúde, promovendo a evolução clínica dos doentes e o conforto emocional destes e das suas famílias”.

Assim, o horário geral de visita aos doentes é das 11h00 às 20h00, diariamente, excepto nos serviços com horário condicionado, indica o CHTS. Já a entrada de crianças menores de 12 anos é apenas permitida no período da tarde entre as 19h30 e as 20h00, sendo que “esta visita poderá ser condicionada se existir contra-indicação clínica”, e no serviço de Medicina Interna, a visita de menores de 12 anos terá de ser previamente autorizada pelo médico responsável ou enfermeiro responsável. “A informação clínica será dada ao acompanhante no horário estabelecido pelo respectivo serviço de internamento”, acrescenta o Hospital.

Quanto ao acesso às visitas, é feito através de um cartão que é obtido no Posto de Informação e Visitas, na entrada principal do Hospital Padre Américo e do Hospital de São Gonçalo, sendo que “a entrega dos dois cartões é efectuada às pessoas que o doente expressamente indicar e, não estando em condições de o fazer, aqueles que com ele vivam em economia comum, pela seguinte ordem: cônjuge, descendentes, ascendentes e outros colaterais”.

Cada doente pode ter no máximo duas visitas em simultâneo, salvo contra-indicação médica ou regras do Serviço de Internamento e as visitas podem rodar entre si, sem limite, nos internamentos de Horário Geral. “A gestão das visitas será efectuada pelo doente, cabendo a este identificar as pessoas que podem visitá-lo durante o internamento”, salienta o CHTS, apelando ainda a que “os visitantes e acompanhantes cumpram rigorosamente as indicações dos profissionais de saúde e as regras estabelecidas”.