O vestido em palhinha, uma criação conjunta da figurinista Cláudia Ribeiro e dois artesãos de Paredes, é uma das obras que vai ser apresentada em mais uma edição da 33.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, logo no primeiro dia do evento, a 1 de Março, quarta-feira, a partir das 15h00.

Recorde-se que, o vestido foi feito no âmbito das parcerias criativas do Festival de Artes em Madeira de Paredes.

O vestido vai percorrer os corredores do pavilhão e estará, posteriormente, em exposição permanente no stand do município, revela a autarquia, em comunicado.

Vão participar neste evento, que é tido como o maior certame do turismo de Portugal, os artesãos Maria Clara e Ilídio Brito que vão abordar, não só a técnica da palhinha, assim como explanar novas abordagens para esta arte. O evento servirá ainda para uma degustação conjunta dos Municípios da AMP – Área Metropolitana do Porto, onde Paredes participa com o “Pão de Ló ao Forno” e doces da “Mansinha”.

É desta forma que, Paredes marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até 5 de Março, na FIL, a Feira Internacional de Lisboa, com um espaço que será uma boutique do mobiliário, onde vão ser colocadas algumas peças representativas da “indústria dos móveis”, associando a activação de um roteiro vocacionado para o “Turismo Industrial”, explica a edilidade, em comunicado.

O produto turístico do “turismo industrial” é um projecto que está a ser desenvolvido com diversos parceiros e visa dar a conhecer a principal indústria do concelho que é o mobiliário, “promovendo a tradição associada às artes de transformar a madeira e destacando também a sua modernidade e capacidade tecnológica”.

Para além desta aposta, a Câmara de Paredes promove ainda as potencialidades do turismo de natureza, através do Parque das Serras do Porto, com a Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, “a porta de entrada para o Parque”.

Paredes vai realizar, ainda, durante os cincos dias da BTL, várias sessões de divulgação e promoção turística e gastronómica do concelho, no seu stand localizado, no espaço da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Pavilhão 1 C03. 

No dia 2 de Março, Paredes anuncia que o stand vai “surpreender os visitantes com a criatividade da jovem artesã, Cláudia Marujo, que utiliza as técnicas e ferramentas da arte da talha para produzir brincos e colares, objetos contemporâneos, em madeira”.

Já o terceiro dia é dedicado à promoção do Parque das Serras do Porto onde serão distribuídas informações sobre os trilhos, Centro de Interpretação de Aguiar de Sousa, Minas de Ouro de Castromil e Banjas.