A Câmara de Valongo aprovou, hoje, uma proposta de apoio de acção social escolar para alunos do pré-escolar e primeiro ciclo integrados no contingente de refugiados oriundos da Ucrânia.

“Na sequência da situação de guerra vivida na Ucrânia, têm chegado a Portugal inúmeras famílias, com estatuto de refugiadas, na sua maioria com crianças e jovens em idade escolar. Estão identificadas até ao momento cerca de 10 crianças acolhidas no concelho de Valongo, integradas nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município e cuja necessidade de apoio a vários níveis é urgente, sendo imprevisível o número de famílias que o concelho possa vir a acolher”, lê-se no documento.

A autarquia aprovou que todos os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo que tenham estatuto de refugiados vão beneficiar do escalão A, tendo refeições gratuitas, bastando fazer o pedido junto das escolas. A todos os alunos e alunas do primeiro ciclo com o mesmo estatuto, será ainda atribuído um kit com material escolar essencial, incluindo mochila e estojo, no valor unitário de até 75 euros.

“Face à imprevisibilidade do número de famílias que possam chegar ao nosso concelho, considerar o número previsional de 50 alunos e alunas, o que totalizaria um apoio de, no máximo, 3.750 euros”, refere a autarquia.