Fotografia: Câmara de Lousada

O Eurocircuito da Costilha foi palco, esta quarta-feira, da 13.ª edição do Rally de Portugal Histórico, iniciativa que contou com cerca de 90 carros e juntou alguns nomes míticos dão desporto automóvel.

Na edição deste ano, Lousada e Fafe, dois concelhos com tradições no desporto automóvel, foram as novidades, com o Eurocircuito a acolher a prova de Regularidade por Sectores, seguida de uma assistência em Fafe.

O vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, fez um balanço positivo desta competição que iniciou no Estoril e que conta com 87 equipas de 13 nacionalidades com carros fabricados entre 1946 e 1985.

Fotografia: Câmara de Lousada

“Fazemos um balanço muito positivo quer no que concerne à actividade que decorreu na Pista da Costilha quer da iniciativa que fizemos na Praça Senhor dos Aflitos. Julgamos que foi do agrado dos concorrentes e do público presente”, disse.

Publicidade

“Lousada tem uma longa tradição no desporto automóvel, quer a nível de fãs, competições e pilotos. Além disso, este Rally, permite também divulgar Lousada, a Rota do Românico, os produtos locais, as instalações desportivas”

Falando do impacto que a prova teve para a vila, o autarca realçou que esta competição além de ter constituído uma oportunidade para os fãs verem “in loco”, as estrelas e os carros que marcaram o desporto automóvel, permitiu promover o concelho.

“É muito importante uma vez que Lousada tem uma longa tradição no desporto automóvel, quer a nível de fãs, competições e pilotos. Além disso, este Rally, permite também divulgar Lousada, a Rota do Românico, os produtos locais, as instalações desportivas, etc. junto de um público especial, que pode voltar noutras circunstâncias”, afirmou, salientando que existem condições para o concelho voltar a acolher esta prova.

Fotografia: Câmara de Lousada

“Quer o município quer o Clube Automóvel de Lousada estão sempre disponíveis, para manter a centralidade que Lousada tem no desporto automóvel em Portugal, e responder positivamente aos desafios que nos são feitos, aprofundando a colaboração com o ACP”, acrescentou.

Refira-se que a 13.ª edição do Rally de Portugal Histórico integra quase dois mil quilómetros, 600 dos quais em regularidade, organizados em quatro etapas.

A competição tem mais de 40 especiais e percorre 78 concelhos do país.