O Partido Socialista de Penafiel tornou pública uma proposta de um plano para relançar a economia do concelho nesta nova fase de combate à pandemia COVID-19, dizendo que é preciso estimular uma “corrente de confiança”.

O “Fundo de Emergência Social – Retomar a Confiança”, orçamentado em dois milhões de euros, que o PS defende que deve ser criado pela autarquia “visa reforçar os apoios ao nossos concidadãos mais necessitados, mas também dotar os agentes económicos da capacidade necessária ao relançamento da nossa economia”, descreve o partido em comunicado.

As medidas elencadas pelos socialistas passam pelo reforço em 25% das verbas a transferir para as juntas de freguesia, “com a obrigação de serem utilizados na resposta social às necessidades dos seus fregueses mais necessitados, com métricas a definir em protocolo a assinar entre a autarquia e as freguesias”; um reforço em 25% das verbas a transferir para as instituições particulares de solidariedade social, de forma a dotar as mesmas da capacidade de resposta necessária às exigências actuais; e reforço em 25% das verbas a transferir para as colectividades e associações do sector cultural, recreativo, desportivo e da protecção civil, “que viram as suas actividades interrompidas e, consequentemente, as suas fontes de rendimentos diminuídas”.

No documento enviado, o partido pede ainda um estímulo financeiro até ao limite máximo de 2.500 euros para as micro empresas e 10 mil euros para as pequenas empresas, que tenham tido a sua actividade encerrada por força da pandemia, destinado ao relançamento da sua actividade e manutenção dos postos de trabalho, sendo que deve ser condição de acesso a este apoio o cumprimento das condições previstas no programa ADAPTAR PME.

Por outro lado, é proposto o perdão das rendas dos espaços concessionados pela Câmara Municipal de Penafiel para os meses de Março, Abril, Maio e Junho, desde que as empresas demonstrem que mantiveram o mesmo nível de emprego nestes meses. No mesmo sentido, o PS defende a atribuição de um prémio de 5.000 euros para as empresas da restauração e hotelaria que mantiverem em 2020 o mesmo nível de emprego de 2019.

O plano dos socialistas implica ainda acções de sensibilização nos dias de feira e todos os sábados de manhã, com a entrega e distribuição de kit´s, máscaras, álcool e luvas para os consumidores que efectivamente comprem e usem o comércio tradicional local.

Outra das metas passa pela revitalização do projecto “Da Nossa Terra”, apoiando o escoamento dos produtos agrícolas produzidos no concelho de Penafiel. Para isso, os socialistas pedem a criação de uma plataforma digital “que permitisse não só a divulgação dos produtos, como aos consumidores fazerem as suas encomendas, ficando a autarquia como entidade gestora das encomendas e entregas”.