Há muitos e longos anos, que se fala de forma recorrente na necessidade de se realizarem em Penafiel, nomeadamente ao nível da rede viária, infraestruturas primordiais, que não só permitam uma melhor fluidez de tráfego, como acautelem a segurança rodoviária.

Nos últimos dois anos, fruto de uma articulação e das obras das Infraestruturas de Portugal, que se traduziram no alargamento e beneficiação da E.N 15 entre Paredes e Penafiel, e por outro lado, a construção da nova Rotunda da Ribeira, contribuíram e muito para o objectivo que acima aludi.

E, em abono da verdade, ainda que o município de Penafiel tenha tirado os naturais dividendos políticos, tendo à sua escala contribuído para essa realização, o certo é que, o Governo Central cumpriu e bem a sua missão neste particular.

Fica pois bem, reconhecer o trabalho e mérito dos outros, neste domínio.

Porém, é preciso termos uma autarquia que reivindique de forma constante investimentos e realizações que sejam realmente prioritárias.

Incluímos no último programa eleitoral, que se o partido pelo qual nos apresentamos a eleições vencesse as últimas autárquicas, iriamos não só rectificar os erros grosseiros que se cometeram, por exemplo, na variante do Cavalum, uma obra sem visão de futuro e que está a congestionar a olhos vistos a circulação automóvel, assim como no Centro escolar de Penafiel, onde propusemos criar uma via alternativa para os veículos não entrarem e saírem como hoje acontece para a Rua Abílio Miranda, o que provoca filas intermináveis.

Mas falamos entre outras coisas, em duas reivindicações junto da tutela que teria que ser uma questão central, em termos de priooridades por parte do Município, defendendo intemporalmente a nossa grandiosa Penafidelidade.

Estou-me a referir ao IC 35 e à construção de uma Rotunda na Saída da A4 – Penafiel/Centro – de acesso ao centro da nossa cidade e à variante de Lousada.

Sinceramente, não consigo descortinar nem aceitar, que se ande a falar nesta obra há cerca de 10 anos, e até hoje não se vê qualquer sinal de a mesma poder efectivamente avançar e se tornar uma realidade.

Tantos milhares de euros foram e são gastos em rotundas mal planeadas e em obras sem qualquer relação custo/ beneficio, e onde é factualmente necessário para se evitar acidentes de proporções graves nada se faz.

Espero que na sequência dos constantes acidentes naquele local, se faça de uma vez por todas a Rotunda na saída da A4 – nó Novelas, pois com a sua construção, os acidentes irão reduzir substancialmente e, bem assim, evitar-se a perda de vidas humanas como não raras vezes, infelizmente acontece.

Para tal, é preciso poder reivindicativo daqueles que democraticamente estão mandatados pelo povo, que, ao invés de delegarem sistemática e recorrentemente as culpas a terceiros, devem assumir esta “luta”, que é justa, merecida, exigível e de grande interesse para a comunidade Penafidelense e não só.

Vamos assistindo de Norte a Sul do país, e também em Penafiel, a investimentos, cuja necessidade é no mínimo duvidosa, sendo certo que a classe política em funções, deve ter a preocupação legitima e natural de deixar obra, mas também o dever de e diria mesmo obrigação de governarem não apenas a pensar nas próximas eleições, mas nas próximas gerações.

Aquilo, que vulgarmente se diz, terem a dimensão política de honrarem o legado histórico e cultural, dos concelhos que temporariamente presidem.

É isto que francamente espero que aconteça em Penafiel, e que os nossos representantes, de uma vez por todas assumam algumas debilidades que temos, reivindicando incessantemente, para essas fragilidades se transformarem com a ajuda de todos em oportunidades bem-sucedidas.

Que assim seja, é o que se espera, a bem de Penafiel e dos Penafidelenses.