No total, são quase 100 as medidas antecipadas pelo Plano Municipal da Juventude para implementar em 2016. O documento foi apresentado pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira na sexta-feira, durante a cerimónia de lançamento do Ano Municipal da Juventude.

Humberto Brito apelou aos jovens do concelho que se mobilizem e aceitem o desafio de integrar as muitas iniciativas previstas, como workshops, eventos literários, festivais de música e tertúlias.

Segundo a autarquia, o objectivo passa por, durante este ano, “consolidar as políticas públicas destinadas à juventude, e desenvolver actividades que contribuam para a criação de uma geração jovem, dinâmica, crítica, participativa e interventiva na causa pública”.

O documento prevê medidas de apoio social e económico e fomenta estratégias de empregabilidade e empreendedorismo, sendo transversal a várias áreas.

 

Cinco eixos prioritários

O Plano Municipal da Juventude estabelece os princípios da política educativa, de emprego e habitação, assim como da participação dos jovens na vida do município. O documento baseia-se em cinco eixos de intervenção prioritária: Educação, sobretudo pela necessidade de combater os níveis de abandono escolar, amenizar as desigualdades sociais e fomentar a coesão social; Emprego e Empreendedorismo, criando parcerias para recuperar o potencial da economia, promover a formação contínua e incentivar a criação de emprego e oportunidades de negócio; Perspectivas de Vida, fomentando a formação dos jovens com oferta de estágios, workshops e orientação vocacional e também com políticas que incentivem o arrendamento jovem, a criação do próprio emprego e o aumento da qualidade de vida; Cultura, Lazer e Desporto, com o apoio de iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar físico dos jovens, em colaboração com as colectividades e associações desportivas do concelho; e Promoção Social, Associativismo e Cidadania, promovendo incentivos ao associativismo juvenil e estudantil e a criação de bancos de voluntariado.

 

Projectos ajudam jovens a escolher futuro profissional e autarquia cria programas de estágios

Cada eixo conta com um conjunto de medidas já definidas, muitas delas interligadas. No total são 96 as iniciativas previstas neste Plano Municipal da Juventude.

No eixo da Educação, por exemplo, serão realizadas visitas para possibilitar aos alunos conhecer a realidade das empresas e, por outro lado, levar personalidades de diversas áreas às escolas para falar do seu percurso profissional e da importância da educação. Será criado o Dia da Europa, para consciencializar os jovens para o projecto Europeu e a autarquia irá atribuir prémios de mérito escolar aos alunos do ensino básico e secundário. O documento prevê ainda a criação do projecto “Jovens Tutores” que vai pôr alunos do 12.º ano a ajudar os do 9.º ano na tomada de decisão sobre o percurso escolar, programas de estágios profissionais e de estágios nas oficinas municipais para introduzir os alunos no contexto de trabalho. Ainda no âmbito dos estágios, a Câmara pretende revitalizar a Citânia de Sanfins, com jovens arqueólogos estagiários. No âmbito da Educação constam também do plano a dinamização da Tecval e da Profisousa.

 

Vai ser criado Plano Municipal para a Formação e Emprego

São 12 as medidas previstas para o Emprego e Empreendedorismo. A Câmara quer organizar encontros de “Speed Recruitment” com a ajuda do IEFP, empresas locais e agências de recrutamento, para que os jovens candidatos possam mostrar o seu valor em entrevistas de curta duração. Com a ajuda de voluntários, a autarquia pretende criar um Gabinete de Apoio aos Jovens Desempregados e Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego. Os objectivos passam também por realizar workshops e outras acções de formação e orientação vocacional e profissional, sobre como procurar emprego ou sobre empreendedorismo. Por outro lado, o município quer criar um Plano Municipal para a Formação e Emprego, definindo eixos prioritários da política municipal para esta área.

Ainda neste eixo, serão realizados concursos de ideias e para jovens cientistas e investigadores, assim como workshops na área do cinema, vídeo e multimédia.

 

Apoio ao arrendamento e isenção e redução de taxas municipais para jovens

Programas de apoio ao arrendamento jovem, isenção ou redução de taxas municipais para jovens até aos 30 anos ou a criação de um programa de apoio ao jovem universitário, com a atribuição de prémios de mérito aos alunos de aproveitamento “excepcional”, são os incentivos previstos no eixo Perspectivas de Vida.

Só no âmbito da Cultura, Lazer e Desporto, estão elencadas 44 acções que a autarquia quer pôr em prática em 2016. Uma delas já foi lançada, é o concurso para a criação de um logotipo para o Conselho Municipal da Juventude. Depois estão programadas sessões de cinema, workshops em várias áreas, feiras do livro, de objectos usados e de produtos rurais, encontros culturais e desportivos, corridas temáticas e uma Feira Internacional de Teatro Jovem.

A Câmara pretende avançar com a criação de skate parques e espaços para arte urbana no Parque Urbano e no Parque de Lazer de Freamunde. Continuar a realizar a Gala do Desporto, lançar concursos literários e espectáculos humorísticos, realizar exposições, passagens de modelos e caminhadas e visitas guiadas a percursos históricos estão também entre os objectivos. Sempre em parceria com instituições do concelho, a autarquia define ainda como meta para este ano a realização de um acampamento de Verão, a criação de um clube de xadrez e a dinamização de um concurso de design de mobiliário. A realização do Festival Summer Fest mantém-se e o município vai criar um Cartão Jovem Municipal com descontos.

 

Parques Urbanos de Paços de Ferreira e Freamunde unidos por Ciclovia

No último eixo, relativo à Promoção Social, Associativismo e Cidadania, o plano prevê a realização de encontros entre jovens e idosos e a promoção de debates sobre saúde, sexualidade e a importância do associativismo na juventude. Serão realizadas campanhas de sensibilização para a prevenção da violência de género e no namoro, o abandono e maus tratos a idosos, o abandono e maus tratos a animais e contra a utilização de drogas. A Câmara vai reactivar o Conselho Municipal da Juventude e criar bancos de voluntariado de apoio ao estudo, acompanhamento de idosos e preservação do património. Segundo a autarquia há também um projecto para unir os Parques Urbanos de Paços de Ferreira e Freamunde através de uma ciclovia. Entre as acções estão ainda tertúlias, sessões de esclarecimentos e debates sobre várias matérias.

 

Ano Municipal da Juventude arrancou com abertura de Centro de Espectáculos

O Ano Municipal da Juventude de Paços de Ferreira arrancou, na passada sexta-feira, com a actuação do músico pacense Rui Taipa no “Gaveta”, o novo Centro de Espectáculos e Artes Culturais do Parque Urbano de Paços de Ferreira.

Trata-se de um pequeno auditório, com cerca de 50 lugares, em pleno Parque Urbano, destinado a actividades culturais e lúdicas. Segundo a autarquia, o objectivo é que o espaço receba actividades com frequência, desde workshops, tertúlias, espectáculos musicais, poesia e outras manifestações culturais.

A Gaveta, inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, “quer gerar uma nova dinâmica cultural, mais urbana, com espectáculos e actividades regulares”.

 

Vários concertos já agendados. Luís Represas actua esta sexta-feira

12509700_1014329238633536_7509729980675608982_nNo âmbito do Ano Municipal da Juventude 2016, Luís Represas vai estar, esta sexta-feira, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira. O cantor, que está este ano a comemorar 40 anos de carreira, vai participar numa tertúlia. A entrada é grátis.

No dia 30, será a vez do artista Noiserv subir ao palco do Mercado Municipal de Paços de Ferreira, pelas 21h30. Os bilhetes custam 10 euros e estão disponíveis na Câmara Municipal. Já a 5 de Fevereiro, mais uma vez no Mercado Municipal, há triplo concerto com Salto + Plug + Rui Taipa. O concerto está incluído nas comemorações do 3.º Aniversário da COMPAÇOS e a entrada custa três euros.

Em Março, o auditório da Biblioteca Municipal recebe, no dia 12, Nuno Rosas, e no dia 18 o Encontro de Tunas – Traja-te.