Pessoas e institutições, das áreas da ultura, desporto, empresas, ensino e profissões, vão ser distinguidas com a medalha de ouro, pela autarquia de Paredes, no dia 17 de julho, às 10h30, na Casa da Cultura.

O município vai distinguir 12 grupos folclóricos do concelho pelo trabalho que têm realizado na “perpetuação das tradições”, referiu hoje o autarca de Paredes, em reunião de executivo. Com a bandeira da cultura, vão subir ao palco os ranchos de Aguiar de Sousa, Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães, Regional de Paredes, de Vilarinho de Cima – Gandra, “Os Marceneiros de Rebordosa”, Casa do Povo de Recarei, assim como os grupos folclóricos de Cête, Etnográfico de S. Miguel de Cristelo, de Danças e Cantares de Lordelo – “Os Expansivos”, Cultural e Artesanal das Lavradeiras – Lordelo, de Danças e Cantares de Sobrosa e Regional e Juvenil da Senhora da Hora de Vilela.

Já no desporto, um dos homenageados vai ser Rodrigo Ribeiro, pela ligação ao desporto motorizado e pela “gestão de um complexo desportivo com circuito de Karting, Rallycross e Kartcross, que tem permitido acolher em Paredes diversas provas do desporto automóvel com destaque para o Shakedown do Rally de Portugal”, explicou Alexandre Almeida.

Também o percurso de Bernardo Sousa vai ser reconhecido pela carreira de “sucesso no ciclismo, tendo participado em nove Voltas a Portugal e uma Volta a França.”

No que diz respeito às empresas, a autarquia escolheu a Litocartão e os Móveis Fialho pelo seu mérito empresarial e, no ensino, a medalha vai para a Escola Secundária de Paredes que, este ano, comemora 50 anos de “um serviço de excelência, sendo uma referência no Concelho de Paredes e na região”.

Na categoria de profissões, a autarquia “reconhece e enaltece o trabalho de todos os profissionais da área da indústria têxtil, um dos setores que mais pessoas emprega no Concelho de Paredes”, na pessoa de Maria Glória Rocha Alves Silva, concluiu o autarca.