No próximo fim-de-semana, o Mosteiro de Vilela, em Paredes, vai receber a Feira Medieval.

O evento foi criado em 2007 e tem como objectivo recriar costumes antigos e trazer o espírito do século XVI para o presente.

A criação do evento “tem muito a ver com a compra do mosteiro pela Câmara Municipal de Paredes”, refere José Barros, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Vilela, organizadora da feira. “Como era um mosteiro milenar, resolveu-se recriar aqui um bocadinho a era medieval”, acrescenta, referindo que tudo começou pelo esforço de algumas pessoas da freguesia.

Mais tarde, há cerca de três anos, a organização passou a estar a cargo da Associação para o Desenvolvimento de Vilela, que, este ano, decidiu reduzir a quantidade de expositores e limitar a realização do evento apenas ao interior do mosteiro e espaço envolvente.

Serão 25 expositores localizados na “zona do comércio”, que também será a zona onde decorrerão os espectáculos. “Para as pessoas não ficarem dispersadas, uniu-se tudo no mesmo sítio”, explica.

Estão envolvidas pessoas da associação (que tem a responsabilidade de elaborar os petiscos), grupos de jovens, escuteiros, a Associação de Patinagem de Paredes e a Comissão de Festas de Vilela. O evento conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Vilela e da Câmara Municipal de Paredes.

Em relação às pessoas esperadas, José Barros refere que não tem um número exacto, mas confessa que, no ano passado, serviram, em média, 500 refeições por noite e que sabem que o espectáculo de danças medievais com crianças (que decorre nos três dias) traz sempre “muita gente”.

“O maior investimento que fazemos nesta feira medieval é mesmo a animação, que não pode faltar”, sublinha. Desde sexta-feira a domingo, esta edição da Feira Medieval de Vilela vai reunir teatro de rua, música medieval, malabaristas, um encantador de serpentes, uma pessoa que cospe fogo, entre outros espectáculos.

O recinto estará aberto ao público a partir das 19h00/20h00 da próxima sexta-feira, ams a abertura oficial será só no sábado, pelas 14h30. No domingo, a partir das 10h00 já é possível visitar o evento.

Publicidade