A Mostra de Filmes de Cinema de Animação, que teve lugar no Auditório Municipal de Lousada na segunda-feira, apresentou trabalhos realizados pelos alunos do concelho no âmbito das Oficinas de Cinema de Animação.

Foram apresentados os filmes “Tenho Fome”, do oitavo ano da EB Lousada Este; “A Estrela”, do oitavo ano da EB Lousada Norte; “O rapaz que vendia jornais”, do quinto ano da EBS Dr. Mário Fonseca; “Claramente”, do quarto, quinto e sexto anos do Colégio S. José de Bairros; “A Reviravolta”, do quinto ano da EB Lousada Oeste; “O tempo não para”, do 11.º ano da Escola Secundária de Lousada; e “Quadrado Vida e Morte”, do sexto ano do
Externato Senhora do Carmo.

Estas oficinas foram promovidas pelo município e coordenadas por Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico de animação da Casa Museu de Vilar. “Levar o cinema de animação às escolas é muito interessante, bem como permitir que os alunos passem para o outro lado da câmara, tomando consciência das técnicas do cinema de animação, de modo a pensar esta linguagem”, refere, citado numa nota de imprensa da autarquia.

O Vereador da Educação, António Augusto Silva, salientou que “a autarquia acredita neste projecto e na capacidade que a arte tem na educação, participando pessoas de diferentes idades”. “Para além deste reconhecimento feito pela autarquia e pela comunidade escolar, os participantes destes projectos vão ser, com toda a certeza, premiados pela sua criatividade noutras etapas da vida”, continuou.

Cada um dos filmes apresentados, que esta edição teve como mote o Ano Municipal da Educação, “tem uma técnica diferente, sendo trabalhados numa Multiplane, que é uma mesa de vidro”, explicou o coordenador do projecto.