O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, inaugurou, esta terça-feira, a nova unidade fabril do grupo Laskasas, em Rebordosa, Paredes. As novas instalações da Domkapa, empresa que se dedica à produção de estofos e existe há 10 anos, representaram um investimento superior a 2,3 milhões de euros.

Segundo Celso Lascasas, CEO do grupo, este investimento representa mais um passo no crescimento do grupo, que conta com três unidades fabris e inclui cinco empresas. “Queremos criar mais emprego, ser uma força ainda maior na economia do concelho e do país”, salienta.

As perspectivas de crescimento da empresa, que facturou 2,2 milhões de euros no ano passado e exporta 27% da sua produção, e do grupo, que facturou 9,5 milhões de euros, fazem com que o Laskasas vá recrutar novos colaboradores.

Desde Julho do ano passado até agora a empresa contratou mais 70 pessoas. Só para a Domkapa, que está nas novas instalações desde Janeiro, foram recrutados mais 15 colaboradores. A empresa conta agora com 48 funcionários. No total, o grupo dá emprego a 185 pessoas. Mas as projecções apontam para mais 25 a 30 colaboradores até ao final do ano e a Laskasas espera, em 2018, ter 250 trabalhadores.

A dificuldade é mesmo encontrar mão-de-obra qualificada, lamenta Celso Lascasas. A empresa tem optado por recrutar funcionários jovens e dar formação interna para contornar esse problema.

“São estas empresas que estão a fazer o país acelerar o crescimento”

Depois de uma visita às instalações, Manuel Caldeira Cabral destacou o empreendimento de um grupo que está a aumentar o emprego, a produção e a exportação.

O ministro, que durante esta terça-feira passou por investimentos também em Caminha e Valença, regiões que estão a diminuir o desemprego e a aumentar o emprego, afirmou que “estes concelhos da região Norte mostram bem que esta aceleração do investimento económico se concretiza não só com os grandes investimentos de grandes multinacionais, mas também nestes investimentos de média dimensão de empresas portuguesas que estão a crescer e a criar mais emprego e mais valor em Portugal”

“Portugal está com números de crescimento económico mais forte porque há mais investimento. Houve um investimento recorde neste primeiro trimestre. E uma economia a crescer permite criação de emprego, melhoria na vida das pessoas e melhoria nos salários”, defendeu o governante.

“São estas empresas que estão a fazer o país acelerar o crescimento e o ministro da Economia está aqui a dar apoio às empresas e desejar sucessos a estes projectos de investimento”, concluiu.

Já o presidente da Câmara Municipal de Paredes, considerou Celso Lascasas um empresário de referência em Paredes e em Portugal. “Em 2013 a taxa de desemprego em Paredes era de 23,5%, agora é de 9,1%, abaixo da média nacional, graças ao mérito dos empresários. Eles é que são os empreendedores”, sustentou Celso Ferreira.

“A câmara está sempre presente e quando há investimentos desta envergadura dá incentivos fiscais. Queremos é que a riqueza gerada por esta empresa chegue ao território através dos salários”, referiu o autarca.

A visita foi ainda acompanhada pela secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann.

O grupo Laskasas iniciou actividade em 2005 e conta com três unidades de produção em Rebordosa, uma de mobiliário e decoração, uma de produção de estofos e uma de serralharia e produtos metálicos, e cinco empresas. As exportações do grupo cresceram 175% em 2016.