Foto: Câmara Municipal de Penafiel

A Câmara de Penafiel vai assinalar o dia 3 de Março, data que assinala o 250.º aniversário da elevação de Penafiel a cidade, com uma programação diversificada, com enfoque nas actividades culturais, desportivas e sociais, com o objectivo de celebrar aquela que é uma das cidades mais antigas do país.

Logo a abrir o mês, no dia 1,  realiza-se a 1.ª edição do Trail “Volta às Origens” em Cabroelo, um regresso à freguesia da Capela, competição organizada pela Associação Desportiva de Cabroelo, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia da Capela. Após três edições do trail da Serra da Boneca, a Associação Desportiva de Cabroelo decidiu reconfigurar e rejuvenescer o trail, nascendo assim o “Trail Volta às Origens”. Além da vertente do exercício físico, a organização tem como objectivos dar a conhecer as origens da aldeia de Cabroelo e de todas as aldeias envolventes, como a aldeia preservada de Quintandona, S. Julião e o trilho que acompanha o Rio Mau. Para além das paisagens rurais, os atletas vão poder desfrutar de paisagens naturais. A arena da prova vai situar-se no campo de futebol da Associação Desportiva de Cabroelo e contará com três percursos: o trail longo de 30 quilómetros, o trail curto de 20 quilómetros e a caminhada de 10 quilómetros.

Também no dia 1 de Março, o auditório do Museu Municipal de Penafiel vai ser palco da 2.ª edição da sessão de conto “Histórias Mágicas”, projecto que tem como missão apoiar e promover a narração oral de contos. A actividade tem como objectivo contrariar a tendência para sermos, cada vez mais, uma sociedade absorvida e consumida pelas redes sociais, ecrãs e pelo trabalho. A sessão, direccionada para crianças com mais de três anos e para famílias, tem duração prevista de 45 minutos e vai debruçar-se sobre o “O Som do Algodão – Cabaz de histórias do Arco da Velha”, que se traduzem em enredos das criaturas que habitam o imaginário da noite. São, sobretudo, histórias de aventuras maravilhosas para crianças curiosas e destemidas.

Ainda no Museu de Penafiel, mas às 16h00, o Grupo de Teatro de Novelas apresenta “Era uma vez… Penafiel”, recriação da lenda de Arrifana de Sousa, uma lenda que mistura a realidade, imaginação, história e fantasia. A peça aborda a tradição, a cultura e a identidade de um povo, o Povo de Penafiel, sendo apresentada no jardim do Museu de Penafiel.

No mesmo dia, às 14h00, vai ser inaugurado, na Rua da Vista Alegre, em Rans, o “Espaço Ford” – um local de convívio para todos os entusiastas que admiram a marca, numa iniciativa do fundador do Clube Oval Azul, Paulo Soares. A mostra pretende recriar um local totalmente alusivo à Ford e ao seu histórico na competição automóvel.

inauguração da exposição documental “A Cidade de Penafiel: 250 anos de história”

Ainda no dia 1, às 15h00, vai decorrer, no Largo Padre Américo, a inauguração da exposição documental “A Cidade de Penafiel: 250 anos de história”, mostra documental itinerante que vai percorrer a cidade e os agrupamentos de escolas e ainda algumas freguesias do concelho. A mostra é composta por quatro temáticas, alusivas à elevação do povoado de Arrifana de Sousa a vila, em 1741, à elevação da vila  de Arrifana a cidade de Penafiel, em 1770, à criação do Bispado de Penafiel e à evolução do território da cidade nos séculos XIX e XX. As peças a expor são compostas por fotografias, gráficos, mapas, plantas, documentos manuscritos e textos.

Uma hora depois, o jardim do Museu Municipal vai ser palco da recriação teatral da entrega da Carta régia de D. José I, seguida pela apresentação da obra “Padre Américo Monteiro de Aguiar: Um ‘teólogo da acção’ no Portugal Contemporâneo”, do Dr. Luís Leal (Pe. Américo), às 16h30, na sala dos ofícios do Museu.

No dia 2, às 14h00, está prevista, no centro da Cidade, a inauguração de Arte Pública pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho, seguindo-se, às 14h30, no auditório do Museu Municipal, a conferência “«Penafiel» no século XVIII: de vila a cidade sede do município e da comarca-provedoria”, onde será abordado o percurso do núcleo urbano e o seu papel no quadro regional e nacional pela Professora Teresa Soeiro.

Para o dia do aniversário, 3 de Março, a partir das 16h30, vai ter inicio a sessão evocativa do 250.º Aniversário de Penafiel a Cidade, no Largo da Nossa Senhora da Ajuda. Às 18h00, a Orquestra do Norte dá um espectáculo piro-musical, na Escadaria do Santuário da Nª Sra da Piedade (Sameiro), com  excertos de obras de R. Strauss, G. Bizet, G. Rossini e P. I. Tchaikovsky que vão marcar o ritmo de um espectáculo recheado de cor e som.

O 250.º Aniversário do Nascimento de L. van Beethoven também será evocado na execução de um dos mais belos concertos para piano “Imperador”, interpretado pelo jovem penafidelense Duarte Soares, vencedor do Prémio ON/ CMP 2019. O espectáculo encerrará com a estreia da versão orquestral do Hino da Cidade de Penafiel.

apresentação do livro “D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto” de Maria José Ferreira Gomes e Maria Adelaide Galhardo

No dia 4, o auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel será palco, pelas 14h30, a apresentação do livro “D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto” de Maria José Ferreira Gomes e Maria Adelaide Galhardo, com ilustração de Francisco Fonseca.

Já no dia seguinte (5), realiza-se, no auditório do Museu Municipal, a palestra “Diocese de Penafiel 1770 – 1778” com presença do historiador Coelho Ferreira.

No dia 6, às 21h00, a Biblioteca Municipal vai inaugurar a exposição documental “XXV anos XXV livros”, mostra documental de 25 obras do Fundo de Reservados da Biblioteca Municipal de Penafiel, tida como raridade, que o público, em geral, vai ter oportunidade de conhecer. Esta mostra é acompanhada de um catálogo da responsabilidade do técnico dos reservados, Filipe Silva. Já às 21h30, também na Biblioteca Municipal, vai decorrer um colóquio sobre a imprensa local com a presença de Germano Silva, António José Queirós e António Aresta.

O habitual Dia Municipal do Bombeiro, realiza-se no segundo domingo do mês, dia 8 e no dia 14, está agendado o “7.º Passeio Brenha Offroad Team” com início marcado para as 9h00.

Para os amantes do cinema, nos dias 15, 16 e 17, o Cinemax apresenta a Festa do Cinema Italiano com o ciclo de cinema documental “A Grande Arte no Cinema”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas. “Monet – Magia de luz e água”, o primeiro de vários documentários vai ser exibido às 19h30 nos três dias e traduz-se numa excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, génio do Impressionismo, estão expostas.

No campo desportivo, realiza-se, no dia 18, às 8h30, o Encontro de Natação do Desporto Escolar (CLDE), nas Piscinas Municipais de Penafiel, evento coordenado pelo Desporto Escolar da CLDE Tâmega (CLDE Tâmega), que funciona como prova de apuramento para o Regional de Natação DSRN e que contará com a participação de cerca de 300 atletas.

Ainda no desporto, as Piscinas Municipais de Penafiel também vão receber, nos dias 20, 21 e 22, o Torneio Zonal Norte de Infantis de Piscina Curta, promovido pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), competição que contará com cerca 250 atletas, em representação de 28 clubes.

apresentação do livro “Debaixo d’Asa” do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa

Já no dia 20, o auditório Germano Silva da Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do livro “Debaixo d’Asa” do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, obra, que conta com textos escritos por todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, trata de temas ligados à Cidadania – voluntariado, tolerância, afectos e outros.

O projecto tem como intuito de promover uma consciencialização crítico-social dos alunos para o poder da solidariedade, fraternidade e amizade entre os povos e para a importância do cuidado com o outro de forma a se construir um mundo mais justo e igual, tornando-os verdadeiros cidadãos. O contributo do “primeiro voo” será para a Associação de Pais e Amigos do Diminuídos Mentais de Penafiel – APADIMP.

No dia 21, o Museu Municipal inaugura a exposição temporária “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel no projecto EDP Tradições”, projecto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, coordenado pelo Museu Municipal e apoiado pela EDP Produção no âmbito do Programa Tradições 2018/2020, no qual o município foi um dos nove seleccionados de entre sessenta e sete candidatos. A exposição temporária visa a promoção e a divulgação das artes e ofícios tradicionais, dos artesãos que participaram no mesmo e a mostra dos trabalhos realizados pelos formandos no decurso dos dois workshops realizados em Julho de 2019, bem como os novos produtos concebidos pela designer Gabriela Gomes e executados por artesãos locais. A mostra vai estar patente até dia 27 de Setembro.

No dia 28, às 17h00, vai decorrer, no Museu Municipal, o lançamento do Caderno do Museu n.º 16/17, sob o tema “A indústria do alumínio no concelho de Penafiel”, da autoria de Teresa Soeiro. A edição resulta da doação do espólio da fábrica de artigos de alumínio Rodrigo Ribeiro de Magalhães, Lda., em Irivo, feita ao Museu Municipal por Firmino Magalhães em 2014 e que resultou na Exposição Temporária “Talheres para Todos”, que esteve patente ao público em 2015.

Neste número da série “Cadernos do Museu” retrata-se a história da indústria do alumínio em Penafiel, integrando-se ainda o catálogo desta ampla colecção do acervo do Museu Municipal.

XXIII Prémio de Atletismo “Cidade de Penafiel”

Também no dia 28, às 19h00, realiza-se o XXIII Prémio de Atletismo “Cidade de Penafiel”, iniciativa promovida pela secção de atletismo do Futebol Clube de Penafiel, que conta com o apoio do município.

A prova realiza-se no centro urbano, tem carácter competitivo, estando, no entanto, aberta a todos aqueles que queiram participar. Para além da caminhada o programa contempla um conjunto de provas para diversos escalões, nomeadamente benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos.

No dia seguinte (29), o Museu Municipal acolhe, às 15h00, o “Ao Domingo no Museu”,  programa para toda a família,  com uma actividade dedicada aos 250 anos de Penafiel. Simultaneamente, a Igreja da Misericórdia vai receber um concerto da Banda do Exército (Destacamento do Porto em Penafiel).

Refira-se que em 1770, ao 3.º dia de Março, a vila de Arrifana de Sousa foi elevada a Cidade de Penafiel pela mão do Rei D. José I, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, assim, uma das cidades mais antigas do país.