Entre Abril e Junho de 2023 decorrem novos encontros do “Aldear”, um projecto que abrange os 11 concelhos da região do Tâmega e Sousa.

“Os encontros comunitários do Aldear concentram as apresentações públicas do resultado dos projetos artísticos participativos desenvolvidos nos últimos meses. A comunidade local junta-se às equipas artísticas em residência e convida o público a reunir-se para um dia de celebração e partilha”, refere a organização.

Serão 11 encontros em 11 aldeias. E já foram divulgados os locais que vão acolher os eventos.

O primeiro o Monte de São Gonçalo, em Eiriz, Paços de Ferreira, a 14 de Maio, com “Discos de Platão com a comunidade local”. Segue-se a Igreja de Meinedo, na freguesia com o mesmo nome, a 28 de Maio, em Lousada, com o “Colectivo Espaço Invisível com a comunidade local” e, já em Junho, no dia 25, em Quintandona, Lagares, Penafiel, o “Coruja do Mato com a comunidade local”.

O Aldear é um encontro cujo resultado dos processos criativos dá origem a partilhas públicas, através de percursos artísticos, espectáculos comunitários, oficinas de saberes e sabores, instalações e conversas. Memórias, tradições, saberes e sabores serão a matéria-prima deste projecto artístico multidisciplinar, de escala humana, centrado nas pessoas e na procura de um tempo diferente. Mais informações em www.aldear.pt.

O Aldear é um projexto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura Made In Tâmega e Sousa, sendo co-financiado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.