Foto: Câmara Municipal de Lousada

Lançado há 10 anos, o programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) tem dado prioridade ao combate ao abandono e ao insucesso escolar.

No passado dia 19, a Biblioteca Municipal de Lousada acolheu a sessão de apresentação de resultados desde projecto em relação ao último ano lectivo.

Dentro do DICAS existem o “Pré-SEA” (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), o “SEA” e o “Orienta-te e Segue”.

Este ano lectivo foi ainda desenvolvido, pela primeira vez, o projecto “Famílias do Avesso”, informa nota de imprensa da autarquia.

“Num primeiro momento, o principal objectivo do programa DICAS era combater o abandono escolar. Actualmente, a preocupação de toda a comunidade escolar é aumentar os níveis de aproveitamento escolar dos alunos”, salienta o vereador da Educação, António Augusto Silva, classificando esta metodologia como “pioneira e revolucionária”.

 

Quatro projectos para que os alunos tenham aproveitamento escolar

O Pré-SEA é um projecto único no país, direccionado para os alunos do pré-escolar. De acordo com a autarquia, foram já rastreadas cerca de 3300 crianças, numa abrangência de 84%. O objectivo passa por avaliar as aptidões e competências dos mais novos e permite ainda identificar possíveis lacunas de desenvolvimento efectuando o necessário encaminhamento de forma mais precoce.

Depois, a Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento (SEA) prossegue e a intervenção e acompanha os alunos durante o percurso escolar. Isso permitiu que o concelho tenha uma taxa residual de abandono escolar (0,09%) no ano lectivo 2015/2016, refere a Câmara Municipal.

E porque escolher a área de estudo ou definir a profissão nem sempre é fácil. Os jovens têm de seguida acesso ao apoio técnico especializado do projecto “Orienta-te e Segue”. “As sessões de orientação vocacional são dirigidas aos alunos e aos encarregados de educação com a possibilidade de experimentarem durante um dia uma profissão à escolha, visitarem uma Feira de Educação e Emprego e ainda conhecerem a oferta formativa existente”, diz o município. Em Abril, cerca de 500 alunos que frequentavam o 9.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de acompanhar, ao longo de um dia, as tarefas de um profissional na área que escolheram permitindo um contacto real com o mercado de trabalho, no “Aprendiz por um dia”, que contou com a colaboração de oito centenas de empresas de diferentes áreas profissionais, recorda a nota de imprensa.

Promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lousada (CPCJ) implementou-se, pela primeira vez, durante este ano lectivo, o projecto “Famílias ao Avesso”, que tem como principal objectivo promover a igualdade de género no meio escolar. “Foram realizadas sessões de sensibilização com os alunos que frequentaram o 3.º e 4.ºs anos do 1.º ciclo”, explica a Câmara.