Acessibilidade e disponibilidade são as palavras-chave da gestão do Hospital Privado de Alfena, unidade do Grupo Trofa Saúde. A celebrar os quatro anos de existência regista-se nesta unidade hospitalar 13 mil consultas por mês, mais de 20 mil se for considerado o atendimento e a fisioterapia. Para Fevereiro, está previsto o lançamento de um novo serviço na área do tratamento oncológico, juntando uma equipa experiente na cirurgia da mama.

O balanço de quatro anos de actividade, feito por Bruno Silva, administrador desta unidade do Grupo Trofa Saúde há dois anos, é positivo e perspectiva ainda mais crescimento integrado para os próximos anos. Ao VERDADEIRO OLHAR explicou porque é que elegeu a acessibilidade e a disponibilidade como os pilares em que apostar. A sua prioridade passou por fazer com o Hospital de Alfena fosse um local de paragem, já que até então a freguesia era um local de passagem para unidades privadas no concelho do Porto. Para isso foi fundamental o acordo com todos os subsistemas de saúde e com a maioria dos seguros de saúde, tendo em conta que 90 por cento dos que recorrem ao sector privado são financiados. Neste anos, o Hospital de Alfena assinou ainda três convenções com a Administração Regional de Saúde nas áreas de imagiologia, análises clínicas e gastroenterologia. Para Bruno Silva, o Hospital de Alfena “está de porta aberta” para todos os que a ele queiram recorrer, colocando assim de parte o “elitismo” que poderia ser associado por se tratar de uma unidade privada. Disponibilidade foi outra das apostas, com o alargamento do agendamento de exames e consultas para horários pós-laborais, incluindo fins-de-semana, e com o serviço de urgência adultos e pediátrico a funcionar 24 horas.

Hospital de Alfena quer ser referência no Norte

Bruno Silva orgulha-se da diferenciação do Hospital de Alfena. Com mais de 40 especialidades, a unidade quer manter-se como um hospital privado de referência na na região Norte. A título de exemplo, explica, este é o único hospital do grupo com disponibilidade de cirurgia refrativa, uma cirurgia oftalmológica efectuada com uma tecnologia laser muito avançada, com o objetivo de diminuir ou eliminar o uso de óculos ou lentes de contacto. Segundo o administrador esta valência decorreu do crescimento do serviço de oftalmologia, salientando que tudo é feito “de acordo com a evolução e com o que são as necessidades das pessoas a cada momento”. Exemplo disso foi igualmente a implementação, em 2015 da figura “gestor de cliente”, um interlocutor entre o cliente e médicos que ajuda em todo o processo burocrático com as seguradoras envolvidas.

Oncologia é área a apostar nos próximos tempos

O próximo desafio passa pela área da Oncologia. “Queremos ter uma oferta mais global”, disse, adiantando que o Grupo Trofa Saúde está a preparar um projecto para a criação de um centro oncológico, valência que Bruno Silva gostaria de ver implementado em Alfena. Certo é que em Fevereiro próximo, o Hospital Privado de Alfena contará com uma “equipa experiente na cirurgia da mama”. A ideia é criar uma Unidade da Mama, escusando-se Bruno Silva a adiantar mais pormenores sobre o projecto.

Valências

O Hospital Privado de Alfena tem sete pisos construído de raiz, com uma capacidade de 96 camas no internamento, mais de 50 consultórios, e salas de bloco operatório. Para além do internamento, providencia serviços como a consulta externa em mais de 40 especialidades, bloco de partos, cirurgia, gastroenterologia, imagiologia, urgência 24 horas para adultos e crianças, bem como fisioterapia e hidroterapia.