A Polícia Judiciária deteve dois homens, de 35 e 42 anos, suspeitos de atearem fogos florestais em Lousada e Paredes.

Segundo a PJ, com a colaboração da GNR e dos Bombeiros de Lousada foi detido um manobrador de máquinas, de 42 anos, residente em Lousada, suspeito de ter intencionalmente provocado diversas ignições no concelho, nomeadamente nas freguesias de Cristelos, Silvares e Boim.

“A detenção teve lugar por existirem fortes indícios de ter ateado, pelo menos, sete incêndios florestais com recurso a chama directa em área florestal, na madrugada do passado dia 4 de Agosto, num dia em que as temperaturas atingiram máximos históricos no nosso país”, descreve a PJ. “Deste modo, as ignições produzidas tinham condições para rapidamente se descontrolar e provocar incêndios numa área florestal muito extensa que só não tiveram consequências muito mais graves devido à pronta e eficaz intervenção dos bombeiros locais”, acrescenta a mesma fonte.

Também em Duas Igrejas, Paredes, a PJ diz ter detido um desempregado de 35 anos, fora de flagrante delito, pela autoria de um incêndio florestal.

“Para a prática do ilícito ocorrido em zona de mato e arvoredo e com várias habitações nas imediações do local, o suspeito, com o recurso a fósforos e líquido acelerante, ateou intencionalmente fogo à viatura que conduzia, conformando-se com o resultado que da sua acção poderia resultar para a floresta e população”, salienta a Polícia em comunicado.

O incêndio ocorreu no dia 3 de Agosto, pelas 20h15, e as diligências efectuadas de imediato pela Polícia Judiciária permitiram identificar e deter o presumível autor.

 Ambos os detidos vão ser presentes a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.