A Câmara de Paredes recolheu cerca de 2369 litros de óleos alimentares usados nas escolas do concelho, informou a autarquia.

Segundo a mesma fonte, município de Paredes e a EcoMovimento promoveram no ano lectivo de 2017/2018 o projecto reciclagem de óleos alimentares usados (OAU) nos Agrupamentos de Escolas do concelho, tendo como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reciclagem dos óleos alimentares usados.

Citado em comunicado, o vereador e vice-presidente da Câmara de Paredes, Francisco Leal, realçou a importância desta medida para proteger o ambiente, numa iniciativa que envolveu vários actores e agentes escolares.

O autarca sublinhou, também, que reciclar os OAU tem várias vantagens, tais como prevenir o entupimento da rede de esgotos, facilitar o tratamento de águas nas Etar, evitar a contaminação das águas residuais, preservar a saúde dos ecossistemas aquáticos e melhorar o ambiente.

No âmbito desta acção e como forma de premiar o trabalho dos estabelecimentos de ensino mais activos na reciclagem foram atribuídos 70 prémios aos alunos das escolas.

Refira-se o Prémio Agrupamento Eco 2017/2018 pertence ao grupo de Escolas Daniel Faria que recebeu uma mesa de “ping-pong”, entregue na Escola de Cete.

O vencedor do Prémio Aluno Eco 2017/2018 é da Escola Básica de Cete e foi contemplado com uma trotinete e um computador portátil.

Neste “concurso” Escola Eco, por cada 25 litros de OAU que a escola reciclar recebe um prémio, sendo que o agrupamento que apresentar a maior quantidade média de OAU reciclado por aluno recebe o Prémio Agrupamento ECO.

A Escola de Cete com a maior quantidade média de OAU reciclado por aluno, tem direito ao Prémio Escola Eco.

Recorde-se que a EcoMovimento disponibilizou recipientes apropriados para a Reciclagem dos OAU – oleões em diversas escolas aderentes que se encontram a ser reunidos.