Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A nova Central de Transportes, que está a nascer em Novelas, e que promete juntar o transporte ferroviário ao rodoviário de passageiros e facilitar a vida aos utentes, deverá ficar concluída até ao final deste ano e entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023.

O equipamento, assegurou hoje o presidente da Câmara de Penafiel, vai ter “um impacto significativo na mobilidade” do concelho e de toda a região do Tâmega e Sousa. “Vamos finalmente ter a estação de caminhos-de-ferro integrada na cidade”, sustentou Antonino de Sousa numa visita à obra, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que está a ser assinalada no concelho.  

Trata-se de uma obra de dois milhões de euros, apoiada por fundos comunitários. Foram ainda investidos mais 1,5 milhões de euros na construção de uma nova via que liga à saída da A4, aproximando as pessoas do centro da cidade.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Até agora, defendeu o edil, a estação de caminhos-de-ferro exigia o acesso de táxi ou de transporte próprio. Mas tudo vai mudar quando terminar o concurso de concessão para o transporte rodoviário de passageiros lançado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. A previsão é de que, mal entre em vigor, todos os autocarros – municipais, intermunicipais e expressos – passem por esta Central de Transportes no início e fim de percurso. “Todos terão de passar por aqui, venham de onde vierem”, atestou Antonino de Sousa. A isso acresce o benefício de o serviço de expressos ser desviado do centro da cidade, onde se criavam constrangimentos ao domingo.

Os autocarros também vão passar “a circular em permanência”. “Qualquer passageiro que saia do comboio sabe que terá um autocarro na central que, em poucos minutos, o põe no centro da cidade”, afirmou o autarca penafidelense.

O vice-presidente da Câmara e vereador com a pasta da Mobilidade, Pedro Cepeda, acrescentou que para que os transportes públicos sejam uma verdadeira alternativa tem de haver uma “rede eficiente”. “Com este investimento vamos revolucionar todo o sistema de transportes públicos de Penafiel e da região do Tâmega e Sousa”, referiu.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A nova Central de Transportes tem capacidade para sete autocarros em simultâneo no interior e 11 no exterior. Tem parque de estacionamento, espaço para táxis e estacionamento de bicicletas e posto de carregamento para veículos eléctricos. No interior há bilheteira, sala de espera, cafetaria, sanitários (também adaptados a pessoas com mobilidade reduzida), assim como espaços destinados ao descanso e alimentação dos motoristas, explicou um dos arquitectos responsáveis pelo projecto, Rui Correia. “É um espaço pensado para as pessoas”, frisou.

Rotunda na saída da A4 é essencial

Por resolver, argumentou Antonino de Sousa, está a questão da rotunda à saída da A4 que está a ser exigida pela Câmara de Penafiel, que até se compromete a pagar a obra e só pede as autorizações necessárias. “Já era importante para evitar a sinistralidade, mas agora é essencial para que tudo isto funcione”, escoando o trânsito e não gerando mais conflito, alegou. “Tivemos a garantia por parte da Infra-Estruturas de Portugal de que a solução foi validada, falta a intervenção do IMT”, adiantou, lembrando que a autarquia já gastou dezenas de milhares de euros em estudos para propostas e soluções para aquela intersecção com a EN 106.