A Câmara Municipal de Paredes vai avançar com a celebração de contratos programa com quatro clubes do concelho para a conservação e manutenção dos respectivos relvados sintéticos. No total, o investimento supera os 20 mil euros, sendo os campos beneficiados os do Aliados de Lordelo, Aliança de Gandra, Rebordosa Atlético Clube e Sport Clube Nun’Álvares.

A proposta foi aprovada na última reunião de executivo.

“Desde que os relvados sintéticos foram construídos não houve qualquer contrato de manutenção. Entendemos que de forma regular terá de ser feita esta manutenção dos relvados sob pena de terem uma duração inferior à estimada. Vamos celebrar com os clubes um acordo para avançar com tratamento de todos os relvados sintéticos de Paredes”, referiu o presidente da autarquia, Alexandre Almeida.

O PSD questionou a disparidade dos apoios – partindo do pressuposto que teria a ver com o estado de conservação dos relvados -, nomeadamente ao Nun’Álvares, que recebe o valor mais baixo – 984 euros -, em relação aos outros clubes, que recebem investimentos de mais de seis mil euros, sendo o do Aliança de Gandra, o mais elevado, de quase 6.900 euros.

Quem deu a resposta foi o vereador do Desporto, Paulo Silva. “No caso concreto do Nun’Álvares no ano passado houve um abatimento de terras e conseguiram o acordo com o empreiteiro que repôs a borracha. Ali é só uma limpeza uma penteadela. No caso do Gandra, que é a intervenção mais cara, há problemas na relva e nas colagens e já há buracos”, clarificou. “Os relvados da Cidade Desportiva, que são do município, não estão aqui, mas também vão ser intervencionados. No total os campos vão levar 22 toneladas de borracha”, explicou ainda o autarca.

Segundo o vereador, no próximo ano já não será necessário investimento idêntico, mas apenas limpeza e escovagem dos campos. “A manutenção preventiva será muito mais barata. Queremos manter a durabilidade dos campos e que os sintéticos se possam manter atractivos mais algum tempo”, afirmou Paulo Silva.

A proposta foi aprovada por unanimidade.