O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, que presidiu, esta quarta-feira à apresentação pública do projecto “Diabetes em Movimento” realçou que quer alargar o programa “Diabetes em Movimento” a mais participantes, envolvendo o ACES e os demais actores ente processo.

“Estamos conscientes da nossa responsabilidade na adopção de estilos de vida saudável, e por isso o município implementou um programa de actividade física, “Diabetes em Movimento” dirigido à população que sofre da doença que conta com vários parceiros e que se tem revestido de importância acrescida para prevenir e minimizar os problemas resultantes desta patologia”, disse.

O autarca destacou, também,  que a apresentação pública do programa teve como propósitos consciencializar as pessoas para a importância de adoptarem comportamentos saudáveis e serviu para divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.

Falando da  importância do exercício físico, Alexandre Almeida realçou, também que o executivo municipal tem em marcha o programa Vida Activa que se destina a utentes com mais de 50 anos, um projecto lançado pelo município de Paredes, em parceria com as juntas de Freguesia e as instituições particulares de solidariedade social que tem como objectivos promover o envelhecimento activo.

O programa conta com o apoio de técnicos especializados e pretende dinamizar duas aulas semanais de actividade física, na área de residência dos cidadãos com mais de 50 anos.

“Pretendemos que a população residente no concelho de Paredes com baixos níveis de sedentarismo, fisicamente activa, usufruindo do maior número possível de anos de vida saudáveis e livres de doença. As pessoas tem maior longevidade, mas é importante que essa longevidade seja fomentada com hábitos saudáveis, a prática de exercício físico e uma melhor alimentação”, atestou, reforçando que o exercício físico diminui o consumo de insulina

Alexandre Almeida frisou, também, que o Mais Vida Activa já conta com um total de 600 praticantes, sendo 350 oriundos das instituições particulares de solidariedade social do concelho e 250 oriundos das juntas de freguesias.

O chefe do executivo confirmou, também, que o programa tem como propósitos aumentar a auto estima, combater o sedentarismo e incrementar a socialização dos mais idosos.