Foto: Penafiel Quer

Antonino de Sousa foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Penafiel e reforçou a maioria absoluta em relação às últimas autárquicas. A Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS) conquistou 23.420 dos quase 44 mil votos validados.

A candidatura do Partido Socialista, liderada por André Ferreira, perdeu votos em relação a 2013. Passou dos 41,13% para os 34,84%.

Com estes resultados, mantém-se o número de eleitos à câmara municipal: a coligação elegeu cinco vereadores e o PS quatro.

Infografia: MAI

Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, foi o terceiro candidato com maior votação. 2.808 penafidelenses depositaram o seu voto no movimento Penafiel TOP, num total de 6,22%.

O movimento Somos Penafiel, encabeçado pelo ex-vereador e deputado à Assembleia da República Mário Magalhães, ficou abaixo dos 2%. O mesmo aconteceu com as candidaturas da CDU e do Bloco de Esquerda.

A Coligação Penafiel Quer também foi a mais votada para a Assembleia Municipal, sendo Alberto Santos que vai liderar, novamente, este órgão autárquico. O PSD/CDS elegeu 16 representantes, o mesmo número que há quatro anos; o PS perdeu um eleito e o mesmo aconteceu com a CDU, que perdeu representação no órgão municipal. Já o Penafiel TOP elegeu dois representantes na Assembleia Municipal.

Infografia: MAI

Os penafidelenses também escolheram sobretudo autarcas da coligação Penafiel Quer para liderar as freguesias. Das 28 autarquias locais apenas seis (Cabeça Santa, Capela, Croca, Rio Mau, São Mamede de Recezinhos e Sebolido) serão lideradas por presidentes de junta do PS, às quais acresce a Junta de Freguesia de Bustelo, cuja candidatura vencedora foi apoiada pelo Partido Socialista. Todas as outras serão lideradas pelo PSD/CDS ou por candidaturas apoiadas por esta coligação.

De realçar os casos de Penafiel e Paço de Sousa. A Junta de Freguesia de Penafiel foi “roubada” ao PS, com Micael Cardoso a não ser reeleito para um segundo mandato. Carlos Leão Barbosa venceu com 218 votos de diferença. Em Paço de Sousa, freguesia que só teve executivos socialistas desde que há eleições democráticas, venceu, desta vez, a coligação.

A abstenção no concelho foi de 27,44%.

Conheça os resultados de todas as freguesias aqui.

As reacções dos candidatos

“Agradeço, do coração, o extraordinário apoio que os penafidelenses me deram! Tudo farei para nunca decepcionar os penafidelenses que me confiaram o seu voto e para conquistar a confiança de todos os demais. Ontem terminou o combate eleitoral. Daqui em diante temos que continuar a trabalhar, todos unidos, para um concelho cada vez mais próspero, mais moderno e com mais qualidade de vida para todos os penafidelenses!”, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel (rede social Facebook)

 

“Aos milhares de penafidelenses que confiaram no Partido Socialista, que acreditaram no nosso projecto, que votaram na esperança, o meu sentido obrigado e deixo-vos a certeza que o vosso voto será valorizado e respeitado, que o vosso voto será ouvido na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal, pois nós tudo faremos para dar resposta aos vossos anseios e para garantir que se viverá verdadeiramente melhor em Penafiel. Este processo eleitoral reforçou amplamente a nossa vontade de servir Penafiel – estamos hoje mais motivados que nunca”, André Ferreira, candidato do PS (rede social Facebook)

 

“O movimento Penafiel é TOP vem por este meio agradecer o apoio dos penafidelenses que permitiram que o TOP elegesse os seus primeiros representantes. Pedro Couto e Cristiana Silva, os nossos candidatos eleitos, serão sempre uma voz independente, que se baterá pelos interesses de Penafiel na assembleia municipal. Com este projecto pretendemos dar início a uma nova forma de estar na política, criando nos cidadãos o desejo e a ambição de participarem activamente nas decisões de que depende o futuro de todos nós”, Vitorino Silva, candidato independente pelo movimento Penafiel é TOP (na página oficial do Facebook da candidatura)

 

“Em democracia o voto é a voz do povo. Os resultados eleitorais são inequívocos. A minha candidatura teve um resultado decepcionante nada condicente com a grandeza do projecto e do trabalho que desenvolvemos para Penafiel. Assumo pessoalmente os resultados obtidos e saberei interpretar com humildade democrática os mesmos e, como disse antes, tirar as necessárias ilações. Quero muito agradecer a todos os que acreditaram neste projecto e neles depositaram o seu voto.”, Mário Magalhães, candidato independente pelo movimento Somos Penafiel (na rede social Facebook)

 

“Tivemos uma elevada perda de votos. Acredito que se tenha devido ao contexto nacional. Dentro de algum tempo a população vai acabar por perceber a falta que os nossos eleitos fazem. Foi a CDU que propôs a descida do IMI em Assembleia Municipal. Mas foi essa a vontade popular que penalizou a CDU”, Bruno Sousa, candidato da CDU

 

“Os resultados não foram os esperados, sobretudo no que toca aos vencedores. Mas os eleitores é que decidem. Vamos avaliar se a candidatura da Coligação Penafiel Quer mereceu este voto de confiança. Mas não entendo que as pessoas reclamem e continuem a votar nos mesmos”, Eva Coelho, candidata do Bloco de Esquerda