Foto: João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo

O Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada para Juniores e Cadetes decorreu este fim-de-semana e passou por Paredes, tendo partidas e chegadas no Parque da Cidade e em Lordelo e Rebordosa. Foram cerca de 300 os atletas que participaram nestas provas de Fundo e Contra-relógio, organizadas pela UVP- FPC – Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Paredes. Entre eles, João Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) que ficou em segundo lugar na prova de Contra-relógio, na categoria de Cadetes, e André Rocha (ACDRRBTT/LROpticas/RJ Group – Rebordosa), que ficou em terceiro na prova de Fundo, também na categoria Cadetes.

Foto: João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo

No Campeonato Nacional de Fundo, na categoria de Juniores, o vencedor foi Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), da ACR Roriz – Santo Tirso, e em segundo e terceiro lugares ficaram os atletas da Bairrada João Silva e João Carvalho. “Foi um campeonato nacional muito duro porque o trajecto assim o era e para não facilitar os atletas da Bairrada tinham três o que ainda complicava mais as coisas. É sem duvida fantástico porque transmite-nos e dá-nos muito mais força e chegar aqui e ver isto tudo cheio de gente fico muito orgulhoso e fico muito contente por assim o ser”, referiu Pedro Silva em declarações à organização.

Já António Morgado, da Escola Alexandre Ruas, em Alenquer (Lisboa), venceu na categoria de Cadetes, tanto o Campeonato Nacional de Fundo, como a prova de Contra-relógio. “Estou mesmo feliz. Hoje a corrida era dura, com chuva ainda, muitas quedas, mas consegui sair antes de entrarmos no percurso com o Lucas e fomos sempre os dois a colaborar. Para qualquer um dos dois era uma camisola bem entregue”, descreveu.

Publicidade

Em segundo e terceiro lugares na prova de Fundo ficaram Lucas Lopes (BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais) e André Rocha (ACDRRBTT/LROpticas/RJ Group), de Rebordosa (Paredes).

Na prova de Contra-relógio, ficaram em segundo e terceiro lugares João Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Foto: João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo

Ainda nesta prova, mas do lado feminino, Beatriz Roxo (Maiatos) conquistou o título de cadetes femininas. Marisa Ferreira (Efapel/Escola de Ovar) ficou na posição a seguir e em terceiro Beatriz Pereira (Bairrada).

Na categoria de Juniores, Fábio Fernandes (Efapel/Escola de Ovar) e Beatriz Martins (Bairrada) sagraram-se campeões. O pódio completou-se com Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), da ACR Roriz, e com João Carvalho (Bairrada) e do lado feminino com Marina Almeida da Academia Joaquim Agostinho/UDO – Torres Vedras, seguida de Joana Pereira, da Aleata/CC Farto – Espanha.

Foto: Câmara Municipal de Paredes

“Desde o início da época que encarei esta prova como um dos principais objectivos da época, a par da Volta ao Minho, e saio com os dois principais objectivos concluídos e tinha adversários muito fortes. Foi muito difícil de batê-los, uma grande concorrência, mas ao fim disto tudo, valeu a pena”, declarou Fábio Fernandes à organização. Beatriz Martins disse que foi a primeira camisola que alcançou: “Era um objectivo porque o Contra-relógio é a minha área, o percurso era duro mas era bom para as minhas características vendo as adversárias e estou muito contente pelo resultado. Seja a primeira de muitas”.

A prova de Contra-relógio atribuiu também os títulos master a Nádia Mendes (CE Gonçalves/Azeitonense – Setúbal), no master 30, seguida por Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e por Inês Trancoso (Maiatos).

Rita Reis (Maiatos) ganhou em master 40, diante de Cristina Azevedo e de Ana Neves (Bike & Nutrition Shop – Palmela). A melhor master 50 foi Cláudia Ribeiro (Maiatos), que teve apenas uma adversária, Cristina Gonçalves (Bike & Nutrition Shop).

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, referiu que foi “um fim-de-semana em cheio para quem gosta da modalidade”. “Sei que Paredes é um grande aficionado desta modalidade do ciclismo. As pessoas revêem-se muito no esforço destes ciclistas. Já tenho dito que inclusive o empreendedorismo, o espírito de sacrifício que os empresários e os trabalhadores de Paredes têm se revêem perfeitamente na forma de estar dos ciclistas e, portanto, para mim, é uma grande satisfação termos campeonatos nacionais de cadetes e juniores aqui em Paredes”, referiu em declarações à organização das provas.

Publicidade