Sete alunos iniciam, esta sexta-feira, no Centro de Informação da Rota do Românico, ao lado a Biblioteca de Paredes, as aulas de iniciação de Nyckelharpa, tradicional instrumento musical da Suécia, conhecido sobretudo em países como a Suécia, de onde é originário, França, Itália, Alemanha e outros e que começa, também, a ter visibilidade em Portugal.

Aires Montenegro, executante deste instrumento, referiu que esta iniciativa “À Descoberta da Nyckelharpa”, tem apenas como objectivo dar a conhecer o instrumento, fazer a sua descrição, falar das sua características, sonoridade, entre outros aspectos.

“Não estamos a falar propriamente de um curso. Este é, digamos, o grau zero da Nyckelharpa. Sou, digamos, o monitor da actividade e o meu objectivo, nesta fase, passa por transmitir alguns conhecimentos aos formandos sobre a história da Nyckelharpa, o manuseamento do arco o contacto com os dedos”, disse, salientando que grande parte dos participantes que iniciam esta sexta-feira a actividade já tinham tido contacto, no ano passado, com o instrumento.

“A maioria dos participantes já conhecem o instrumento, dois dos participantes já tocam  inclusive a Nyckelharpa”, expressou, sustentando que a organização está a encetar contactos com vários mestres da Nyckelharpa que vão estar no fim de cada mês em Paredes, enquanto decorrer a actividade, para ministrar conhecimentos mais aprofundados e ensinar os participantes a tocar o instrumento.

“Encetamos já vários contactos e temos já várias confirmações de grandes mestres internacionais que vão estar em Paredes, durante vários dias para ensinar a tocar a Nyckelharpa e fazer vários worshops. Os participantes vão ter a oportunidade de contactar com alguns dos maiores executantes à escala internacional”,  avançou, salientando que o objectivo desta actividade que é organizada em co-autoria com a Câmara Municipal de Paredes e o Centro Português de Nyckelharpa passa, também, por dar a oportunidade aos seus participantes de actuar em concertos.

“Fomos convidados para fechar um festival que vai decorrer em Fânzeres”, concretizou, acrescentando que Paredes vai estar com uma delegação no Dia Internacional da Nyckelharpa que irá decorrer na Alemanha.

“Este é o 17.º encontro, sendo o sétimo encontro em que marco presença. Estamos a falar de um evento à escala internacional que junta os maiores mestres e especialistas. Estamos a falar de uma verdadeira oportunidade, com workshops, concertos direccionados para vários níveis de aprendizagem, uma oportunidade única para quem quer conhecer melhor as potencialidades deste instrumento”, assegurou.

Os encontros “À Descoberta da Nyckelharpa” são orientados pelo professor Aires Montenegro e decorrem até Maio.