Terminou no passado domingo a 39ª Agrival e podemos dizer que foi mais um sucesso!

Está de parabéns o meu estimado colega Adolfo Amilcar, pela sua grande capacidade de organização de grande eventos e por conseguir fazer crescer uma feira com esta bonita idade. Naturalmente, que os parabéns se estendem a toda a equipa que com ele trabalhou, a todos os colaboradores do Municipio que ajudaram nas mais diversas áreas, mas também a todos os expositores e visitantes, que foram tantos e tantos milhares.

Como já o disse, a Agrival é mesmo um ponto de encontro e reencontros, por isso nunca cansa, nunca se torna enfadonha, mesmo mantendo a sua matriz desde há 39 anos.

Este ano, foi dada especial atenção ao meio ambiente, mais concretamente no que à separação dos resíduos diz respeito.

Terminada essa missão, é hora de fazer o respectivo balanço.

Concluo que o resultado é positivo, mas é também certo que há muito ainda por fazer nesta matéria.

Durante o dia, os quatro agrupamentos de escuteiros presentes numa das iniciativas, a quem aproveito para agradecer uma vez mais, fizeram um trabalho notável e muito valoroso. Meteram mesmo as mãos na massa, ou melhor dizendo, no lixo. No lixo que os visitantes teimavam em não separar e em colocar sempre no cesto do lixo comum. Na maior parte das vezes, os 15 ecopontos disponíveis em todo o recinto estavam vazios. Significa isto que as pessoas não estão mesmo sensibilizadas para a separação do lixo e não a fazem ou então fazem incorrectamente.

Temos, por isso, de continuar este trabalho de sensibilização e de informação a toda a comunidade. De qualquer forma, a presença dos escuteiros permitiu alertar os visitantes para esse trabalho e poderão ter conseguido passar a mensagem de alguma forma. Assim esperamos!

À noite, decorria ainda uma outra iniciativa, tentando reduzir os copos de plástico da praça dos bares, que são o principal problema nesta zona do recinto.

Foi montado um pequeno stand – Lixo zero – e criado um cartão para ser preenchido com carimbos, à medida que as pessoas entregavam 10 embalagens de plástico ou metal. Cada vez que o cartão ficava cheio, habilitava o seu detentor ao sorteio de três prémios. Pois bem, findada a feira, obteve-se 61 cartões completos, o que perfaz um total de 12.200 embalagens.

Não é mau, mas acreditem que é apenas uma pequenina parte dos copos/embalagens que caíram ao chão naquela praça, formando autênticas carpetes naquele chão.

Muito agradecemos à permanente informação e sensibilização do Ernesto Albano e do DJ Miguel Tika que fizeram o que puderam para nos ajudar nesta missão.

O sorteio foi feito. Os vencedores são todos do concelho de Penafiel e os prémios estão a ser entregues, à medida que vamos conseguindo contactar os mesmos. Parabéns a todos e obrigada pelo exemplo que deram.

Deixo agora apenas alguns números dos resíduos recolhidos nesta Agrival em jeito de conclusão:

 

Papel/cartão – 12,3t

Plastico/Metal – 11,7t

Vidro – 15t

Oleo alimentar – 270L

RSU’s – 43t

 

Temos mesmo muito por fazer. Conto consigo!