O projeto IMPRINT+, co-financiado pelo programa Erasmus+, iniciativa que tem como finalidade reduzir a pegada ecológica, chegou ao seu fim com resultados e impactos ambientais em Lousada, informou a autarquia.

No âmbito do projecto e da estratégia definida pelo município para o ambiente foram plantadas mais de 19 mil árvores, a construção de cerca de 10 charcos para a vida selvagem, a realização de mais de 200 actividades de educação ambiental para o público em geral e escolas, com o envolvimento colectivo de mais de 10 mil munícipes.

No âmbito do projecto, cerca de 150 jovens lousadenses participaram dos intercâmbios internacionais, em Portugal ou no estrangeiro.

O programa internacional, a três anos, que conta com a colaboração de Portugal, Espanha, Itália, Áustria e Irlanda, em Lousada, foi o projecto IMPRINT+  esteve subjacente e influenciou a estratégia municipal para o ambiente que resultou, por exemplo, nas iniciativas Plantar Lousada, Lousada Charcos, BioLousada e BioEscola, entre outras.

Publicidade

O programa já tinha sido destacado pela própria Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas educativas, promove um estilo de vida amigo do ambiente, capacitando os jovens a tornarem-se activos na protecção do ambiente e na mudança de mentalidades, rumo à sustentabilidade.

O IMPRINT+ adopta uma abordagem inclusiva ao envolver as comunidades locais, escolas e autoridades, incentivando entidades e cidadãos individuais a entender o poder que têm para fazer uma grande diferença no ambiente, implementando pequenas e simples mudanças nos comportamentos quotidianos.

Nos últimos três anos, o projecto foi implementado com sucesso em cinco países europeus: Áustria, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha.

No âmbito do projecto foi desenvolvido um curso destinado a professores e educadores, que disponibiliza gratuitamente conteúdos e técnicas originais para envolver os jovens nas questões ambientais e inspirá-los a contribuir para a protecção da biodiversidade. Foram também organizados vários intercâmbios internacionais, em que os jovens tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a natureza e as práticas ambientais dos países visitados. Através de saídas de campo, debates, actividades práticas e divertidas na natureza, os jovens tiverem um contacto pessoal e introspectivo com a natureza, demonstrando-se o papel que cada um pode ter na sua comunidade e na protecção dos valores naturais locais.

Além do curso IMPRINT+, vários outros recursos foram desenvolvidos neste projecto, como um abrangente relatório de pesquisa, um tutorial de avaliação ecológica dos locais, um tutorial para jovens interessados em tornar-se empreendedores na economia verde e uma web app que permite calcular a pegada ecológica de pequenas acções do quotidiano e que sugere acções de compensação adequadas. Todos estes recursos e produtos estão disponíveis no site do projeto http://imprintplus.org