Foi há um ano que o Projecto Voz Amiga foi criado pelo Município de Paredes, com o objectivo de combater o isolamento e a solidão da população idosa do concelho. Actualmente, são apoiados cerca de 80 seniores.

“Criado em Novembro de 2020 para fazer face à nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19, o Voz Amiga dispõe de uma equipa de psicólogas que disponibilizam apoio psicológico gratuito, vi telefone, a quem mais precisa, facto que, numa primeira fase, permitiu sobretudo minimizar o isolamento dos idosos que frequentavam os Centros de Dia e que, por força da pandemia, foram obrigados a permanecer em casa para além dos que já viviam sós (teleassistência). Neste momento e conscientes da importância de se avançar para uma resposta de maior proximidade com o público-alvo, é nosso objectivo promover uma intervenção mais próxima, em contexto domiciliário, centrada na pessoa e em função das necessidades identificadas individualmente”, explica a autarquia.

Assim, o Banco Local do Voluntariado está a recrutar voluntários para fazerem parte do projecto. Os destinatários são cidadãos maiores de 18 anos, residentes no concelho, que se identifiquem com o projecto e que, possuindo motivação e disponibilidade, sintam que podem dar um contributo para o seu desenvolvimento, refere nota de imprensa.

As candidaturas podem ser feitas até ao dia 10 de Janeiro de 2022. Esta vertente de proximidade do projecto começará em Março.

Entre as funções do voluntário estarão fazer companhia; conversar/ escutar; acompanhar/ apoiar em saídas ao exterior tais como compras, consultas médicas, caminhadas, passeios, cabeleireiro, estabelecimentos públicos, etc.; animar; passear; organizar a medicação ou desenvolver actividades de animação no domicílio, tais como leitura, bingo, cartas, jogos de memória, entre outros.

Neste sentido, a Câmara de Paredes celebrou, hoje, um protocolo de colaboração com a CESPU para intervenção no âmbito do Projecto Voz Amiga. A meta, explicou a vereadora Beatriz Meireles, passa por “lançar o apelo de colaboração dos alunos da CESPU no Banco Local de Voluntariado, que tem uma vertente, essencialmente, social e, sobretudo, continuar a desenvolver o projecto Voz Amiga, que tem dado uma importante resposta às necessidades dos idosos”. No final da sessão protocolar, foi realizada uma visita domiciliária a Valentina Ribeiro Cunha, de Paredes, uma das utentes apoiadas pelo Voz Amiga, que recebeu um puzzle de estimulação cognitiva.