A Câmara de Valongo apresentou na Biblioteca Municipal o projecto ColorADD, iniciativa organizada pela autarquia em parceria com a ColorADD.Social – Associação, que agrega num conjunto de acções, que visam minimizar os efeitos do daltonismo.

O projecto abrange um total de 800 crianças e prevê a realização de acções de sensibilização e rastreios junto do público escolar.

Segundo a Câmara de Valongo, as acções vão abranger todas as escolas do concelho, sendo, também, objectivo do projecto, que vai já na sua quinta edição, alertar a comunidade escolar para este problema promovendo a detecção precoce do daltonismo na infância.

“Considerando a abrangência que o daltonismo tem na população e conscientes de que é na escola que tipicamente a população daltónica vive os primeiros constrangimentos de exclusão e falta de acessibilidade é igualmente neste contexto que importa intervir e que o processo de aprendizagem e apropriação do código tem maior potencial”, refere a Câmara de Valongo.

As primeiras sessões já avançaram e abrangeram as turmas do agrupamento de Escolas de Campo, a Escola Básica S. João de Sobrado e as turmas do Agrupamento de Escolas de Valongo.

O projecto conta com o apoio dos técnicos da ColorADD.Social, que ministraram, entretanto, 10 sessões, envolvendo as turmas 36 do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas públicas.

O projecto prevê, também, a realização de rastreios de acuidade visual e daltonismo, aos alunos do 4.º ano, que estão a decorrer até 21 de Janeiro, em articulação com empresas ópticas de Valongo.

No final do projecto, os participantes vão receber um ColorADD School Kit, que integra um saco/mochila com caixa de 12 lápis cor redondos, uma sebenta, material oferecido pelo município.

Nos últimos quatro anos o projecto abrangeu cerca de 3.400 alunos do concelho.