Foto: Rotary (DR)

O Rotary Clube de Penafiel vai organizar uma caminhada solidária para ajudar os doentes com poliomielite, uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta sobretudo crianças menores de cinco anos.

A iniciativa, designada “Juntos contra a Pólio”, acontece no próximo dia 29 de Outubro e conta com a colaboração da ADISCREP, a Associação para o Desenvolvimento de Penafiel, da Associação Cavalum Trails e Instituto de Línguas APAR.

A concentração está marcada para as 10h00, no Largo da Ajuda, e a caminhada, que durará cerca de uma hora, envolve um percurso pela cidade, desenhado para principiantes, e tem em vista “o companheirismo, na solidariedade e também, na saúde de todos”, revela o Rotary, em comunicado.

As inscrições podem ser feitas no local, sendo que os adultos pagam dois euros e meios e crianças e jovens um euro.

A verba reverte, na totalidade, a favor dos doentes que sofrem com esta patologia.

A pólio, ou poliomielite, é então uma doença infecciosa, paralisante, que pode ser mortal. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso.

O Rotary trabalha para erradicar a pólio “há mais de 35 anos” e esta organização tem como meta “erradicar a doença”, um objectivo que, acreditam estar “muito próximo”.

Com a atividade rotária foram reduzidos os casos no mundo “em 99,9% desde o primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979”.

Assim, os associados do Rotary “doaram fundos e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países”, diz ainda o comunicado.

Para além disso, os esforços de sensibilização deste organismo “contribuíram ainda para obter o apoio de governos de diversos países e atualmente a pólio permanece endémica em dois países, Afeganistão e Paquistão”.

Por isso, considera o Rotary, “é crucial continuar a trabalhar”, porque “se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano”.

Para mais informações sobre este assunto, os interessados podem consultar a página https://www.rotary.org/pt/our-causes/ending-polio