A direcção e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete vão demitir-se. A solução surgiu, esta segunda-feira, numa reunião promovida pela Câmara Municipal de Paredes que juntou o presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, o vereador da Protecção Civil, Manuel Fernando Rocha, o presidente da associação humanitária, Celso Moreira, o presidente da Assembleia-Geral, representantes dos bombeiros que entregaram os capacetes em protesto, o sócio que agendou a assembleia em que, recentemente, foi votada a destituição da direcção e os presidentes de junta das freguesias abrangidas pela corporação.

No mesmo dia, ficou decidido que quando for eleita uma nova direcção, em eleições a realizar a 7 de Maio, os bombeiros contestatários vão voltar ao serviço.

Segundo Manuel Fernando Rocha, que convocou a reunião depois de um encontro com o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil, ficou acordado que o comandante irá pedir demissão imediata e que a direcção vai demitir-se em assembleia geral a realizar a 23 de Abril. Um dos pontos dessa reunião da associação humanitária passará pela revogação da decisão de destituição da direcção tomada pelos sócios numa assembleia realizada no parque de estacionamento da corporação. Será aprovado também o relatório de contas e agendada a data das eleições para os órgãos sociais.

“Esta era a solução que todos queríamos. A segurança da população está assegurada numa altura em que se aproxima o período crítico de fogos florestais”, defende o vereador.