Região: Paços de Ferreira e Valongo são os concelhos que mais aumentaram casos Covid-19

Lousada foi o único município que reduziu a incidência a 14 dias

0

A Direcção-Geral da Saúde voltou a actualizar os dados sobre a incidência cumulativa de casos Covid-19 por concelho.

“As incidências cumulativas a 14 dias por concelho vão passar a integrar os relatórios de situação epidemiológica da Covid-19 publicados à sexta-feira [antes era à segunda-feira]. Com esta alteração pretende-se diminuir o intervalo entre a extracção de dados e a publicação dos mesmos, uma vez que os dados publicados reflectem as incidências acumuladas em cada terça-feira anterior”, informa o relatório enviado.

Em relação aos dados divulgados na passada segunda-feira, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo aumentaram a incidência de casos.

Neste novo relatório, com números relativos ao período entre 24 de Março e 6 de Abril, Paços de Ferreira surge como o concelho em situação mais grave, tendo subido para os 132 casos por 100 mil habitantes a 14 dias. Recorde-se que, quando anunciou a segunda fase de desconfinamento, o primeiro-ministro avisou que os concelhos acima do limite de 120 casos por 100 mil habitantes ficariam sob vigilância e poderiam ser alvo de “medidas particulares”.

Valongo é o segundo concelho com maior nível de contágio nesta região. A incidência cumulativa a 14 dias passou para os 104 casos por 100 mil habitantes, quando no último relatório era de 71 casos.

O concelho de Paredes teve um aumento de 72 para 82 casos e o de Penafiel de 37 para 40. Já Lousada baixou ligeiramente a incidência, estando agora nos 26 casos por 100 mil habitantes.

Nas últimas 24 horas, em Portugal, houve mais cinco mortes por Covid-19 e mais 694 casos confirmados como positivos.

A média nacional é de 65,7 casos de infecção por 100 mil habitantes. O Rt é superior a um.