O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, entregou ao Presidente da República, este sábado, uma missiva sobre o IC35, apelando a Marcelo Rebelo de Sousa para que use “o seu magistério de influência para sensibilizar o governo de Portugal para a necessidade de avançar com a obra” que vai ligar Penafiel a Entre-os-Rios.

“O Presidente da República foi extremamente atencioso e manifestou sensibilidade para esta questão”, garante Antonino de Sousa.

O autarca diz-se “revoltado” e “indignado” com os avanços e recuos na construção desta via pelos vários governos e pediu a Marcelo Rebelo de Sousa para que olhe para este problema que “é politicamente consensual e do ponto de vista humano uma emergência”. “Não podem continuar a morrer pessoas na estrada que ligava à Ponte Hintze Ribeiro. Basta!”, sustenta o presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

A entrega do documento aconteceu durante as cerimónias que assinalaram os 16 anos da queda da ponte Hintze Ribeiro, em Castelo de Paiva.

Depois do acidente, que aconteceu a 4 de Março de 2001 e vitimou 59 pessoas, todos os grupos parlamentares aprovaram por unanimidade uma resolução que previa um conjunto de investimentos para a região, destacando como “urgente” a construção do IC35, uma alternativa à estrada nacional EN 106, que faria a ligação de Penafiel a Entre-os-Rios, lembra nota de imprensa da autarquia.

A EN 106 é utilizada diariamente por mais de 16 mil veículos, não oferecendo quaisquer condições de segurança para pessoas e automobilistas, “registando-se um acidente em média de 3 em 3 dias, muitos deles com gravidade”, diz a Câmara Municipal.

O município lembra ainda que, um estudo realizado apontava para um total de 573 acidentes e 235 vítimas (feridos e mortos) nesta estrada nacional entre 2007 e 2010, sendo esta via considerada “uma das mais perigosas e com maior tráfego do distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa, com elevados níveis de sinistralidade”.

Recorde-se que, em 2015, chegou a ser oficializado o concurso para a construção do troço Penafiel – Rans do IC35, mas no ano passado a obra voltou a ficar suspensa.