Município de Paços de Ferreira aprovou refeições escolares gratuitas até ao 12.º ano

Medida que já vigorava para o primeiro ciclo foi expandida ao pré-escolar, segundo e terceiro ciclos e ao ensino secundário. São beneficiados oito mil alunos

0

Os alunos de Paços de Ferreira, que frequentam estabelecimentos de ensino do pré-escolar ao 12.º ano, vão ter refeições escolares gratuitas, anunciou hoje a Câmara Municipal. No total, serão beneficiários desta medida cerca de oito mil crianças e jovens.

“Paços de Ferreira será o único concelho do distrito do Porto onde todos os alunos, do pré-escolar ao 12.º ano, terão refeições escolares gratuitas, sendo dos primeiros a nível nacional a implementar esta medida”, sustenta o município.

Recorde-se que as crianças do primeiro ciclo já eram abrangidas por este apoio desde 2018. Agora a medida foi alargada “às crianças do pré-escolar e aos alunos do segundo e terceiro ciclos e ensino secundário da rede de escolas públicas do concelho”.

Publicidade

Esta decisão “terá efeitos já a partir de Setembro e tem como objectivo aliviar o custo de vida de agregados familiares da classe média, que pagam impostos e cujos rendimentos nem sempre são suficientes para fazer face às despesas familiares”, justifica a Câmara Municipal.

Realçando a importância atribuída por este executivo à educação, a autarquia diz ainda que a medida só é possível “porque as contas da Câmara estão controladas”, graças ao rigor imposto que permitiu “ao actual executivo, liderado por Humberto Brito, pagar dívidas do passado, assumir compromissos presentes, realizar obras e investir em apoios sociais muito significativos, sem aumentar impostos”.

A medida foi aprovada em reunião de executivo, com os votos contra dos vereadores do PSD, indica nota de imprensa da autarquia. “Ao contrário dos vereadores do PSD, os eleitos do Partido Socialista não consideram que a maioria dos cidadãos do concelho sejam ricos e abastados, pelo que esta e outras medidas destinadas a minorar a dificuldades de vida dos agregados familiares da classe média do concelho de Paços de Ferreira serão implementadas”, acrescenta a mesma fonte.