Foto: DR

O filme “From Maria” realizado por Ana Moreira, uma jovem de 25 anos de Parada de Todeia, Paredes, que era o único português entre os 60 filmes escolhidos para a Selecção Oficial do Mobile Film Fest, foi um dos oito premiados.

Conquistou o prémio “Extra Court” atribuído pela L’Agence du court métrage. Já foi visto mais de 11 mil vezes, só na plataforma do festival.

“É com orgulho que recebo este prémio juntamente com a Golpe Filmes. Um orgulho fazer parte de um festival com uma temática social urgente e que contemplou também ele uma quebra na desigualdade, com números recorde de mulheres realizadoras”, escreveu a paredense, na sua página pessoal, agradecendo à equipa envolvida no projecto.

Recorde-se que este festival internacional de curtas-metragens tem como conceito um telemóvel, um minuto, um filme.

A temática deste ano foi “Women’s Empowerment” (Empoderamento das Mulheres) e o certame contou com uma adesão recorde com a apresentação de 1130 filmes de 101 países, sendo 57% deles foram realizados por mulheres.

O filme de Ana Moreira, da produtora Golpe Filmes, aborda a temática da igualdade do género numa pespectiva intergeracional. “Fala da história de quatro gerações de mulheres, dos seus problemas e como se inspiraram mutuamente a quebrar barreiras”, explicou a paredense ao Verdadeiro Olhar. “O filme quer deixar uma mensagem de apelo a todos, sobretudo às futuras gerações, de que ainda há muito trabalho a ser feito e que todos, homens e mulheres, temos um papel fundamental no combate à desigualdade de género”, referiu.

Ana Moreira é, actualmente, editora e assistente de realização na produtora audiovisual Golpe Filmes.