Rede de saneamento com 19 quilómetros em Recarei e Sobreira vai servir 1315 casas

Câmara de Paredes aprovou projecto de construção das redes de drenagem de águas residuais de três milhões de euros que vai ser candidatado a fundos comunitários

0

Foi hoje aprovado, em reunião de câmara, o projecto de construção das redes de drenagem de águas residuais nas freguesias de Sobreira e Recarei, informou a autarquia de Paredes.

Segundo comunicado, serão executados mais de 19 quilómetros de rede para servir 1315 alojamentos beneficiando cerca de 4667 munícipes (caso todos façam a ligação). No global, a obra ronda os três milhões de euros e será candidatada a fundos comunitários.

Na freguesia de Sobreira, a obra é de quase 1,5 milhões de euros e inclui a execução da rede de drenagem numa extensão de 10 quilómetros assim como a construção de uma estação elevatória. A intervenção poderá permitir a ligação de 651 habitações onde vivem 1930 pessoas. Em Recarei será feito investimento de valor idêntico numa extensão de cerca de 9,3 quilómetros beneficiando 2737 pessoas e 664 habitações.

“As obras do saneamento das duas freguesias serão objecto de uma candidatura ao abrigo do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos com uma taxa de comparticipação de 80%”, diz nota de imprensa. A mesma fonte acrescenta que serão também feitas acções de sensibilização aos potenciais utilizadores dos serviços de saneamento de águas residuais e ao público em geral.

Recorde-se que a Câmara já tinha anunciado que ia avançar com o saneamento nestas freguesias em 2021, tendo incluído a pretensão no orçamento municipal. O ministro do Ambiente também disse que haveria financiamento para concelhos como Paredes com baixas taxas de cobertura de rede.