Valongo associa-se, pelo quarto ano consecutivo, à Semana Europeia da Democracia Local (SEDL). Entre os dias 9 e 20 de Outubro, serão promovidas várias iniciativas, para diferentes tipos de públicos, no Museu Municipal de Valongo e no Fórum Cultural de Ermesinde.

A programação inclui exposições, peças de teatro e workshops e ainda a Conferência Internacional “Caminhos a Seguir”, que, no dia 12, vai juntar no Museu Municipal de Valongo reputados especialistas em processos participativos, nomeadamente Fernando Pindado Sanchez, director-executivo do Observatório Internacional de Democracia Participativa; Shari Davis, coordenadora do Orçamento Participativo de Boston; Giovanni Alegretti, co-director da Autoridade Independente para a Garantia e Promoção da Região Toscana; e Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, refere a Câmara Municipal de Valongo em nota de imprensa.

“É urgente inverter o sentimento de desconfiança e o desconhecimento crescente da população em relação ao funcionamento da administração local e à forma como são geridos os escassos recursos públicos. Para devolver a esperança à comunidade, é necessário capacitar mais os cidadãos para que sejam os melhores aliados na boa governação local”, diz o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado no mesmo documento.

“A SEDL abre com a inauguração da exposição alusiva ao Manual Breve de Cidadania Local, no dia, pelas 14h00, no Museu Municipal de Valongo. No Fórum Cultural de Ermesinde, o destaque vai para a apresentação das peças de teatro “ConDomínio”, da Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, no dia 12, pelas 21h30; e para “O Senhor Ibrahim e as Flores do Alcorão”, da Companhia de Teatro Seiva Trupe, no dia 13, pelas 21h30.

O programa da SEDL de Valongo inclui também um curso breve de Língua Gestual Portuguesa e o encontro de cidadãos e cidadãs “Searching for the intercultural Chimera: Local Action for Global Problems”.

A participação na SEDL é gratuita e aberta ao público em geral.

A Semana Europeia da Democracia Local é um evento anual europeu, que pretende estimular as autoridades locais de todos os Estados Membros do Conselho da Europa a reflectir, sobre as suas responsabilidades como actores fulcrais nas sociedades democráticas.