A explosão de uma caldeira de uma fábrica de móveis situada em Freamunde, Paços de Ferreira, provocou queimaduras em dois homens. Num deles, funcionário da Linha Sol – Indústria e Comércio de Mobiliário, Lda., os ferimentos são considerados graves e o jovem de 22 anos está internado no Hospital São João, no Porto.

A explosão ocorreu na manhã desta segunda-feira e terá sido provocada pela entrada abrupta de ar no sistema de queima da caldeira.

 

VMER de Penafiel e SIV de Santo Tirso envolvidas na operação de socorro

Eram 8h30 quando o jovem funcionário terá aberto a porta da caldeira que se alimenta de restos de madeira e fornece energia à fábrica da Linha Sol – Indústria e Comércio de Mobiliário, Lda. Nessa altura, a entrada de oxigénio no sistema de queima terá provocado a explosão que atingiu o trabalhador e ainda um dos donos da empresa. A primeira vítima ficou com cerca de 45 por cento do corpo queimado, enquanto os ferimentos do patrão, com 38 anos, foram considerados ligeiros. “Quando chegámos ao local, as duas vítimas ainda estavam junto à caldeira e permaneciam conscientes”, recorda o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, Nuno Brito.

O mesmo responsável refere que, para além de duas ambulâncias e quatro voluntários da corporação freamundense, a operação de socorro contou também com a intervenção das equipas da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Penafiel e da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Santo Tirso.

As instalações da Linha Sol – Indústria e Comércio de Mobiliário, Lda. estão sedeadas no Pólo 3 situado em Freamunde, onde não foi possível, até ao momento, obter uma declaração dos responsáveis da empresa.