Os Bombeiros Voluntários de Lordelo, Paredes, estão a comemorar os 47 anos de existência. Este sábado toma posse o novo comandante da corporação. José Eduardo Freitas é ex-adjunto dos Bombeiros Voluntários de Baltar e formador da Escola Nacional de Bombeiros.

“Será uma mais-valia para o nosso corpo de bombeiros”, defende o presidente da direcção dos Bombeiros de Lordelo.

Segundo Miguel Ferreira, a corporação está estável, embora atravesse dificuldades financeiras, tendo uma dívida herdada da anterior direcção. “Nada que não se consiga resolver com mais um ano de trabalho”, garante. “Vamos organizar eventos para angariar fundos” que servirão para regularizar o saldo financeiro negativo, avança.

Miguel Ferreira, presidente da direcção dos Bombeiros de Lordelo

A actual direcção está a tentar melhorar o parque de viaturas. Ainda este ano espera adquirir um novo carro ligeiro de combate a incêndio florestal e uma viatura de emergência médica.

Pendente está o arranque das obras no quartel, que vão ser apoiadas pela Câmara Municipal de Paredes. O projecto existente, orçado em 127 mil euros, está a sofrer alterações, explica Miguel Ferreira. A ampliação contempla o parque de viaturas, balneários e salas de formação.

A formação é outra prioridade da associação humanitária. “Queremos ter os nossos bombeiros devidamente formados”, salienta o dirigente.

As cerimónias que assinalam os 47 anos da corporação decorrem este sábado, a partir das 14h30. Além da formatura geral decorrerá uma sessão solene onde tomará posse o novo comandante. Segue-se uma romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros já falecidos e uma missa de aniversário.