Foi aprovado, com os votos de todos os eleitos na Assembleia da República, à excepção dos do Partido Socialista, um projecto de resolução do Partido Social Democrata que recomenda ao Governo a implementação de acções para a despoluição do Rio Ferreira e requalificação das suas margens e para que a nova ETAR de Arreigada seja colocada em funcionamento “pleno (…) no mais curto espaço de tempo possível”.

No documento, os eleitos do PSD lembram que a antiga ETAR causou problemas de poluição durante vários anos, destruindo a fauna e a flora daquele curso de água. Já o novo equipamento continua sem funcionar em pleno.

“O problema, há muito identificado, tem contado com inúmeras promessas de resolução, promessas essas que continuam por concretizar. Aos dias de hoje, o Rio Ferreira continua a receber águas residuais submetidas apenas ao tratamento primário, transformando-o num verdadeiro esgoto a céu aberto com impactos directos na qualidade de vida das populações de Arreigada e de Lordelo”, descrevem os deputados social-democratas.

“Apesar de classificada pelo ministro do Ambiente da Acção Climática como um dos problemas ambientais mais graves e sérios do distrito do Porto, e apesar de ter entrado na última fase de funcionamento, a ETAR de Arreigada trata apenas 28% dos efluentes que recebe, o que resulta na devolução ao meio hídrico de águas com dejectos e mau cheiro”, acrescentam, criticando as promessas feitas pelo Ministro do Ambiente e Acção Climática nos últimos meses e o facto de se manterem descargas.

“Sendo este um investimento de cinco milhões de euros, os deputados do PSD estranham que não tenha avaliada uma solução que salvaguardasse o rio das descargas sem qualquer tratamento proporcionando, por exemplo, a selagem, em silo próprio, dos resíduos resultantes da filtragem dos efluentes, evitando maus cheiros. Determinante é que a ETAR de Arreigada inicie de facto o seu pleno funcionamento e, consequentemente, é também necessário avançar com o projecto de revitalização das margens e leito do rio, garantindo ainda que as águas resultantes do tratamento em ETAR serão encaminhadas para jusante da praia fluvial e parque de lazer instalados na cidade de Lordelo, assegurando a respectiva qualidade da água”, defendem no documento.