Foto: Colégio Casa Mãe

Evgeniya Sitchikhina, aluna do Colégio Casa Mãe, em Paredes, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra, iniciativa que decorreu em Nice, França.

Segundo o Colégio Casa Mãe, a estudante integrou a equipa portuguesa, composta por três alunos que participou nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra 2017.

Os estudantes foram apurados para as provas internacionais depois de se classificarem nos três primeiros lugares das Olimpíadas Portuguesas de Geologia, processo rigoroso e participado por mais de três mil jovens de mais de 200 escolas do ensino secundário.

A aluna arrecadou a mealha de prata, contribuindo para que Portugal conseguisse o “pleno” das medalhas da representação nacional.

Os alunos Miguel Viola, da Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, e Gonçalo Coimbra, Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra, conquistaram as medalhas de bronze, informa o colégio paredense.

As Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra são uma competição científica anual direccionada para alunos com menos de 18 anos. As olimpíadas têm como propósito motivar os estudantes no conhecimento das ciências da terra. Iniciou em 2007, na Coreia do Sul.

A competição consta num exame teórico e outro prático. O exame escrito integra um conjunto de questões relacionadas com as disciplinas de ciências da terra que os concorrentes têm de responder cumprindo um determinado tempo. O teste prático consta de trabalho experimental que, tem, também, um tempo máximo definido.