A Câmara Municipal de Valongo promove entre 22 e 24 deste mês a Festa do Brinquedo, uma das logomarcas do município de Valongo.

A iniciativa tem como objectivos preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional português enquanto património identitário do concelho de Valongo e promover a cidade de Alfena conhecida como “a Terra do Brinquedo”.

Seja em madeira, em metal ou em plástico injectado, os brinquedos de outros tempos que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde, não deixam ninguém indiferente.

Segundo a organização, a Festa do Brinquedo é mais um contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular.

Além dos cabeças de cartaz da edição de 2017 (Dillaz, Quim Barreiros e Xana Toc Toc), o programa de animação inclui variadíssimos espectáculos das associações locais e ainda museus convidados, coleccionismo, exposições, oficinas, actividades lúdicas (jogos didácticos, insufláveis, jogos tradicionais, etc.), artesanato e gastronomia típica de Valongo, onde não faltarão os famosos biscoitos e regueifa de Valongo.

A Festa do Brinquedo estará, também, presente a temática das comemorações dos 180 Anos da elevação de Valongo a concelho.

A entrada é gratuita.