Fotografia: Clube Karaté de Valongo

Cerca de 800 atletas de todo o país vão participar no Torneio Juvenil de Valongo, competição organizada pelo Clube de Karaté de Valongo, agendada para o dia 28 de Março, no Pavilhão Municipal n.º 1 de Campo, sendo dirigida a atletas dos 7 aos 13 anos, nas vertentes de Kata e Kumité.

Joel Teixeira, do Clube Karaté de Valongo, destacou que o clube quer superar as 700 inscrições registadas no ano transacto, tendo o torneio como meta principal promover a modalidade e desenvolver o crescimento dos vários escalões.

“Entendemos que esta é a forma correta de divulgar a modalidade e, por outro lado, permite dar visibilidade ao Concelho de Valongo, ao trazer atletas e respectivas famílias de todo o território nacional continental e ilhas. O Clube Karaté de Valongo pretende ainda desenvolver o crescimento dos escalões de formação, uma vez que esta é uma prova inteiramente dedicada às crianças”, disse, salientando que a prova será realizada desde o escalão pré-infantil, sete anos até ao escalão juvenil, de 13 anos, dividida nas vertentes kata (formas) e kumite (combate).

Fotografia: Clube Karaté de Valongo

A edição deste ano irá contar com uma prova integrada neste torneio designada por “Taça Opticalia.

”Iremos ter ainda uma prova integrada neste torneio designada por “Taça Opticalia” que consiste numa prova de kumite equipa para os escalões de iniciados e juvenis”, avançou, garantindo que o modelo irá ser muito semelhante ao anterior com a diferença da integração da taça referida anteriormente.

“O Clube Karaté de Valongo tem expectativas em atingir lugares de pódio em todas provas em que entra, é para isso que trabalhamos diariamente”

Falando das expectativas que o Clube Karaté de Valongo tem atingir os pódios nas diferentes categorias, Joel Teixeira manifestou que o clube irá bater-se por conseguir fazer o melhor e chegar às medalhas.

“O Clube Karaté de Valongo tem expectativas em atingir lugares de pódio em todas provas em que entra é para isso que trabalhamos diariamente, no entanto nunca colocamos essa pressão junto das nossas crianças porque isso não é o mais importante no desporto”, confessou, sustentando que o clube integra nas várias categorias e escalões atletas capazes de atingir esse feito.

“Temos vários atletas medalhados nacionais e regionais na Federação Nacional de Karaté como tal são sempre vários atletas, assim como estão sempre a surgir atletas mais novos que podem atingir lugares de pódio”, avançou.

Fotografia: Clube Karaté de Valongo

Questionado sobre o impacto que o Torneio Juvenil de Valongo tem no concelho, Joel Teixeira assumiu que a prova é já uma referência entre atletas e equipas, constituindo, também um veículo para dar visibilidade o município.

“É para isso que o Clube Karaté de Valongo em conjunto com a Câmara Municipal de Valongo e a Junta de Freguesia Campo e Sobrado têm trabalhado neste torneio, no entanto à sempre coisas a fazer e a melhorar para sermos cada vez melhores, mas sim muitos atletas desta região já colocam este torneio nos seus calendários pelas características que tem e pela quantidade de clubes e atletas que participam”, expressou.

A organização irá atribuir lembranças de participação a todas as crianças participantes no evento e prémios aos três primeiros classificados de cada escalão e categoria.